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“Os ônibus articulados do BRT estão se partindo ao meio por causa da superlotação e da pavimentação malfeita”. Foi assim que o vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Transportes, Fernando MacDowell, descreveu um dos problemas do transporte público do Rio. Em entrevista ao GLOBO-Barra, o especialista em engenharia de tráfego e agora braço-direito do prefeito Marcelo Crivella falou de seus projetos para a cidade, detalhando os que estão previstos para a Barra, onde mora, e o Recreio.
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Mesmo depois de tantas mudanças, a mobilidade ainda é uma dificuldade na Barra, o que gera reclamação de moradores e os faz perder horas no trânsito ou se submeter a uma série de baldeações. Além de revelar a intenção de colocar concreto na pista do BRT Transoeste, MacDowell detalhou o projeto de transporte aquaviário, que incluirá obras de saneamento básico em Rio das Pedras; prometeu que a pista central da Avenida das Américas, na altura do Recreio, voltará a ter três faixas, entre outras medidas. Em toda a cidade, ele pretende também promover a reativação de linhas que foram extintas pela racionalização dos ônibus e acabar com a dupla função dos motoristas.
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Anunciado no início do ano como uma das principais propostas do governo Crivella, o sistema de transporte aquaviário serviria para fazer a ligação de condomínios e centros comerciais à estação Jardim Oceânico do metrô. A embarcação utilizada precisaria ser o hovercraft, capaz de navegar pelas águas assoreadas da Lagoa da Tijuca, e partiria do condomínio Península. Ainda assim, muitos moradores duvidam da possibilidade de o projeto se concretizar, pelo nível de poluição do complexo lagunar. À equipe do GLOBO-Barra, MacDowell afirmou que obras de saneamento básico para Rio das Pedras estarão incluídas no escopo do projeto, justamente para amenizar o problema.
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Outra dificuldade é a escassez de recursos. O secretário explicou que recebeu representantes espanhóis de um fundo europeu para tratar de possível financiamento e deverá entregar-lhes um documento detalhando o projeto até o dia 19.
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– O que nós fizermos de social, como o saneamento para Rio das Pedras, ajuda a conseguirmos melhores condições de financiamento. O Banco Mundial também está nos apoiando – disse MacDowell, que pretende cumprir o prazo anunciado por Crivella e inaugurar o sistema até o fim do ano. – Vamos correr para isso. Se conseguirmos fazer a dragagem da lagoa, ótimo. Mas não é fundamental, porque o hovercraft consegue navegar. Basta uma limpeza básica.
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Enquanto o projeto da prefeitura não sai do papel, muitos barqueiros aproveitam o recém-inaugurado deque em frente à estação do metrô para criar novas rotas nas lagoas. MacDowell explicou que o serviço será regulamentado:
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– Esses barqueiros foram os pioneiros do transporte aquático na Barra. Ninguém será retirado.
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O asfalto também está na mira. Há duas semanas, o secretário e diretores da CET-Rio estiveram na Câmara Comunitária da Barra (CCBT), para tratar de propostas para a região e ouvir reivindicações. Presidente da CCBT, Delair Dumbrosck deu aos convidados o mesmo documento entregue a Marcelo Crivella durante a campanha eleitoral, com os principais pleitos da região. Em sua opinião, alguns pontos são de fácil solução.
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– A Avenida Via Parque (entre o Downtown e o Parque Mello Barreto) já tem vários pedaços prontos; é só pegar e completar. A Dulcídio Cardoso, no lado mais próximo à Américas, já está aberto entre a ABM e o Parque das Rosas; só é preciso asfaltar um trecho na altura do Nova Ipanema para chegar na Ayrton Senna – explicou Dumbrosck, que também citou o projeto do elevado em frente ao BarraShopping, cujo estudo, encomendado pela CCBT, está pronto. – O elevado iria do BarraShopping ao Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, e resolveria o trânsito naquele trecho.
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Em relação aos pedidos da CCBT, MacDowell disse que serão analisados. Enquanto isso, há outras mudanças em vista. Apesar de ter representado ganho de tempo na viagem, o BRT Transoeste é alvo, há tempos, de críticas. É comum passageiros enfrentarem longas filas nas estações e veículos superlotados. Para piorar, o corredor foi pavimentado com asfalto ecológico – diferentemente dos outros, feitos com concreto -,e o resultado é uma enorme quantidade de buracos e lombadas na pista. O secretário contou ter constatado a má qualidade do asfalto pessoalmente:
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– Outro dia eu passei por lá de carro, na altura do Américas Shopping, e me assustei com os buracos. Minha mulher conseguia arrancar o asfalto com as mãos. Isso precisa ser refeito; temos que botar concreto ali. Os ônibus articulados estão se partindo ao meio por causa da superlotação e da pavimentação malfeita.
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Intervenções na Avenida Ayrton Senna também são uma promessa. Desde a construção da Transcarioca, muitas agulhas foram feitas, ligando as pistas marginais à central, nos dois sentidos. Mas o número de acidentes aumentou, porque é comum motoristas entrarem abruptamente nas agulhas. Já os prudentes precisam desacelerar drasticamente, causando retenções.
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– Há muitos obstáculos na Ayrton Senna, precisamos facilitar a fluidez – afirmou MacDowell. – Além das agulhas, pretendo botar sinais inteligentes lá e em toda a cidade, sincronizando-os.
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O farmacêutico Sancler Pereira, que circula pela Ayrton Senna de ônibus, é um crítico das agulhas:
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– Elas são malfeitas, precisava haver uma faixa de redução. Vejo direto carros e até caminhões entrando de qualquer jeito na pista central.
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Antes de integrar o novo governo, MacDowell já era um crítico da propaganda do BRT como transporte de massa. A solução ideal, diz, é expandir o metrô até o Recreio. Ele, inclusive, coordenará os estudos para as novas obras metroviárias, que devem ser financiadas via venda de Certificados do Potencial Adicional de Construção (Cepac), numa parceria entre município e estado.
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– A expansão até o Recreio seria uma obra muito menos cara do que o metrô na Zona Sul, por exemplo, porque é basicamente uma reta. E aproveitaria o Tatuzão – diz MacDowell. – O fato é que o investimento no BRT atrasou a expansão do metrô. O BRT Transoeste também suscita crítica de moradores, principalmente do Recreio, pelo fato de ter ocupado uma das faixas da pista central da Avenida das Américas, após o Cebolão. MacDowell disse que alertou a gestão anterior de que a medida reduziria a capacidade de escoamento da via:
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– Queriam forçar as pessoas a usar BRT, mas quem andava de carro continuou, e começamos a ter congestionamentos em horários em que antes não havia. É possível retomar a terceira faixa da Américas.
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Na reunião na CCBT, o diretor da CET-Rio, André Ormond, também prometeu estudar ajustes para o trânsito local. Um dos principais focos é a saída do Itanhangá para a Avenida Armando Lombardi, pela ponte ao final da Estrada da Barra. Como a curva de acesso é muito fechada, os ônibus precisam ocupar as duas faixas para fazer a manobra, causando congestionamento.
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Outro projeto em análise é a transformação de vagas de estacionamento na Avenida Lucio Costa, na altura do Jardim Oceânico, em uma faixa de rolamento nos dias de semana. A revisão da sinalização da Barra também está sendo feita.
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Uma das primeiras medidas do governo Crivella foi a suspensão do processo de racionalização dos ônibus. MacDowell revelou que anunciará novas mudanças no sistema daqui a dois ou três meses:
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– Os empresários de ônibus são contra a racionalização; todo mundo concorda que era melhor antes. Hoje, as pessoas pegam até três transportes para chegar ao destino. Minha intenção é voltar com as linhas antigas, não exatamente da mesma maneira, porque a cidade mudou, mas de forma parecida. A racionalização saiu pela culatra. Posso dizer que os ônibus circulares da empresa Silvestre devem voltar. E faço questão de acabar com a dupla função do motorista. Já houve vários acidentes.
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Os principais pontos:
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Como o transporte aquaviário vai ser viabilizado?
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Fernando MacDowell citou financiamentos de fundos europeus como uma possível fonte de recursos. As conversas já começaram, e um documento detalhando o projeto será entregue aos potenciais investidores até o dia 19. A previsão é que o sistema esteja implantado até o fim do ano, diz ele.
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As lagoas serão dragadas?
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Segundo o secretário, a ideia não está descartada. Mas basta uma limpeza básica do complexo lagunar para permitir a implantação do transporte viário, diz ele, pois serão usados hovercrafts, uma espécie de aerobarco capaz de navegar em águas assoreadas. O projeto contemplará obras de saneamento básico em Rio das Pedras.
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E mudanças no BRT?
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MacDowell quer usar concreto na pista do Transoeste e devolver aos carros a terceira faixa da pista central da Avenida das Américas, na altura do Recreio.
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Como resolver a superlotação do BRT?
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Para MacDowell, o metrô é a solução ideal para o transporte de massa, em detrimento dos corredores expressos de ônibus articulados.
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A racionalização dos ônibus será revista?
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O secretário promete anunciar uma nova reorganização do sistema em dois ou três meses. A intenção é reativar linhas circulares em toda a cidade e acabar com a dupla função dos motoristas.
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O metrô chegará mesmo ao Recreio?
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Estudos para a expansão, que deve ser viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada, serão coordenados pelo próprio secretário.
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Haverá outras alterações no trânsito da Barra?
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Intervenções para melhorar a fluidez na Avenida Ayrton Senna e na entrada e na saída do Itanhangá foram promessas da Secretaria de Transportes.
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As vias parques serão concluídas?
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MacDowell promete estudar o assunto, mas acha difícil que isso aconteça rapidamente, pois exige diálogos com vários condomínios que ocupam os traçados previstos no Plano Lucio Costa.
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Palavra de especialistas:
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Procurados pelo GLOBO-Barra, especialistas comentaram as principais propostas anunciadas por MacDowell. Engenheiro de Transportes da PUC, José Eugenio Leal diz que é preciso avaliar o potencial do transporte aquaviário nas lagoas: – Não sei se tem escala e efetividade que justifique o investimento. E hovercraft é caro. Mestre em Engenharia de Transportes e professor da FGV, Marcus Quintella diz que os problemas do BRT já eram assunto desde a construção:
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– BRT não é transporte de massa; é complementar. E há os problemas construtivos, como o asfalto e os ônibus que não suportam o impacto. Ambos dizem que a expansão do metrô seria boa para a região, mas frisam que há linhas prioritárias, como o trajeto por Botafogo e Gávea; e a Linha 3, para São Gonçalo.
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Quintella critica o discurso de que só as PPPs viabilizam as obras: – Mesmo com elas há grande aporte de dinheiro público. Sobre a racionalização dos ônibus, Leal diz que o processo foi feito de apressadamente e visou, principalmente, ao interesse das empresas, tirando das ruas linhas importantes. Já Quintella defende a racionalização realizada, mas é a favor da volta dos ônibus circulares.
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Fonte – O Globo, Lucas Altino
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