
O livro de ocorrências é um instrumento bastante útil para a gestão do síndico. Condôminos devem ser orientados a usar o livro para registrar reclamações, sugestões de melhoria ou qualquer ocorrência que mereça ser compartilhada para revisão, discussão e ação.
Junto com a convenção, o livro de ocorrências servirá como um norteador na aplicação de advertências, multas e até como prova para uma ação judicial. Fornecerá também indicadores de melhorias e pontos de atenção para uma convivência mais harmoniosa e uma gestão mais competente.
Recomenda-se que o livro fique em local de fácil acesso como a portaria, e seja estabelecida uma rotina com o zelador ou porteiro para revisão dos registros e comunicação com o síndico. Entretanto, a própria natureza de ser um “livro aberto” pode gerar desconforto e constrangimento, pois todos têm acesso ao que se está escrito, criando brechas para outras reclamações e conflitos.
Alguns condomínios optam por livros com folhas destacáveis e numeradas, que podem ser depositadas em caixas de acesso restrito ao síndico. Com a massificação da internet, o uso de correio eletrônico vem se tornando bastante comum para comunicação direta com o síndico e alguns condomínios têm até seus próprios sites, canalizando para esse canal eletrônico toda a comunicação entre os condôminos.
O importante é que o condomínio defina claramente um canal de comunicação para sugestões, reclamações e registros formais de ocorrência, evitando dar espaço para denúncias anônimas, e sempre pautado por regras da boa educação e bom senso.
Leia mais: O síndico e o Código Civil. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!