Alugar uma sala comercial é sempre um passo importante para qualquer empresa. E pode parecer que é fácil fechar negócio, afinal, basta um espaço que comporte os seus colaboradores e equipamentos, certo? Errado! Existem muitos outros detalhes que, se observados antes do contrato ser assinado, irão poupar muita dor de cabeça.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas que ajudarão quem está pensando em alugar uma sala comercial. Acompanhe e saiba como definir o melhor imóvel para receber sua empresa!
4 pontos que merecem atenção ao alugar uma sala comercial
1. Defina suas prioridades e o seu budget
Algumas atividades comerciais, de certo modo, exigem uma localização específica. Laboratórios, clínicas de imagem e farmácias, por exemplo, são beneficiadas ao ficarem próximas a hospitais. Então, entender se o seu negócio demanda esse tipo de estratégia é um ótimo ponto de partida. Caso o local não impacte no trabalho, é possível alugar uma sala comercial em um bairro mais barato. Mas se ele for uma exigência, a depender do orçamento, outros quesitos deverão ser repensados, uma vez que os valores nesses lugares costumam ser mais altos.
Dessa forma, entender o que é prioritário e o que pode ficar de fora é fundamental para não gerar gastos desnecessários. E, claro, ter em mente o quanto você está disposto a gastar para alugar uma sala comercial. Cometer um excesso, nessa hora, pode comprometer seu caixa durante toda a vigência do contrato.
2. Pesquise muito
Essa é uma premissa básica para realizar um bom negócio. Comece visitando lugares genéricos, apenas para ter uma ideia de tamanho e de como andam os imóveis ofertados. É uma ótima maneira de entender as médias de preço e o que influencia no valor. Nesse sentido, é bom considerar também os espaços relacionados ao conforto e bem-estar dos colaboradores. Exemplo disso, seriam os espaços para as refeições e cafezinho.
É possível que, durante a sua busca, você encontre ótimas salas. Porém, segure a ansiedade e não feche com o primeiro imóvel que gostar. A fase de pesquisa deve ser intensa e é sempre prudente olhar mais opções ― acredite, muita coisa boa pode aparecer se você procurar mais um pouco!
3. Tenha atenção redobrada com o contrato
Como você bem sabe, todo contrato é importante. Contudo, ao alugar uma sala comercial, seja ainda mais criterioso com esse documento. Certifique-se de concordar com todas as cláusulas, especialmente aquelas relacionadas a custos adicionais, prazos de aluguel e renovação, necessidade de caução ou fiador, bem como saber quem é o responsável por reparos no imóvel. Aqui, não pode haver dúvidas. Se houver algo que não está entendível para você, peça esclarecimentos ao locador ou a um advogado.
Outro ponto relevante é em relação à vistoria do imóvel. Ela não é obrigatória, mas se o inquilino exigir o laudo, o locador é obrigado a fornecê-lo ― além de arcar com a taxa. É sempre interessante vistoriar o imóvel, a fim de evitar cobranças indevidas quando acaba o contrato de aluguel. Mas, antes disso, ajuda a certificá-lo de que o imóvel está em condições de ser ocupado.
4. Considere obter ajuda especializada
Definitivamente, alugar uma sala comercial é algo que demanda bastante tempo, disposição, pesquisa e conhecimento. Estes, certamente, seriam muito melhor aplicados se investidos na sua empresa, não acha? Por isso, cada vez mais empresários contam com ajuda especializada nesse momento. Assim, têm à disposição pessoas qualificadas e focadas em encontrar o melhor imóvel, realizando uma “triagem” que nem todo mundo está disposto ou tem condições de fazer. Além do mais, a burocracia fica toda por conta do parceiro, cabendo a você apenas revisar e dar o ok em toda a papelada.
Se você está pensando em alugar uma sala comercial, conte com a assessoria de quem mais entende do assunto: uma imobiliária! Entre em contato com a CIPA Imóveis e veja como podemos ajudá-lo!
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