Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Escolher um novo lar para locação é uma decisão importante. Muitas pessoas preferem fazer negociações direto com o dono do imóvel em vez de procurar uma imobiliária achando que, desse modo, a burocracia será menor. Mas a realidade pode ser bem diferente! Leia o artigo e conheça as razões pelas quais alugar com o proprietário pode não ser uma boa ideia. Acompanhe.
Alugar com proprietário: entenda os riscos
Ao procurar um imóvel, é comum encontrar casas e apartamentos em que o acordo é feito diretamente com o dono. A princípio, parece um bom negócio, já que os valores costumam ser mais baixos, não há toda aquela papelada de contrato ou necessidade de fiador. No entanto, alugar com o proprietário não é a melhor opção. Veja, a seguir, os motivos!
Desconhecimento da legislação
Normalmente, quem aluga seus imóveis sem contar com a assessoria de imobiliárias não tem conhecimento necessário para tal. Assim, os direitos e deveres impostos pela Lei do Inquilinato podem não ser respeitados, o que causa grandes transtornos. Além disso, um dos problemas enfrentados pelo locador nesse tipo de negociação é a imposição de cláusulas inconvenientes.
Falta de agilidade
A falta de agilidade tem a ver com a pouca experiência do locador com os trâmites imobiliários. Assim, os processos podem ficar mais vagarosos e atrasar a mudança. Além disso, em caso de reparos, é possível que não haja o mesmo comprometimento e rapidez característicos das imobiliárias.
Reajustes abusivos
O aumento fora do padrão do aluguel é um dos grandes problemas de alugar com o proprietário. Isso acontece por conta da falta de intimidade com a legislação, como foi dito, e o desconhecimento dos índices utilizados para o reajuste. Ademais, a informalidade da transação imobiliária parece ser mais prática, mas a verdade é que ela traz muita dor de cabeça. Esse é o tema do próximo tópico. Continue a leitura!
Informalidade
A falta de contrato aparenta tranquilidade pela diminuição dos trâmites, mas ela é um grande problema para os dois lados do negócio. O dono corre o risco de inadimplência e futuro trabalho com ação de despejo. Já o locatário, não tem garantias do acordo firmado e, ainda, pode acontecer do locador exigir a sua saída antes do prazo combinado.
Essa relação é, comumente, encontrada entre amigos ou pessoas da família, em que há um certo nível de confiança. Mas, com bens e dinheiros envolvidos, a relação se torna frágil. Por outro lado, existem proprietários que alugam sob contrato. Entretanto, a falta de conhecimento da legislação que mencionamos acima é um grande problema, especialmente para o inquilino.
Risco de golpes
Diversos anúncios on-line mostram casas para locação com valores baixos. No entanto, sem a validação de uma pessoa ou empresa competente, não dá para confiar na veracidade das informações. Isso porque existem anúncios falsos que esperam pessoas distraídas ou com pouco conhecimento para aplicar golpes.
Conheça as vantagens de alugar com a imobiliária
A imobiliária é uma empresa que faz a mediação entre locador e locatário. Com ela, a concretização do negócio se torna mais tranquila. Veja alguns dos motivos:
- suporte para resolução de problemas;
- variedade de imóveis disponíveis;
- agilidade nas burocracias;
- segurança contra golpes;
- assessoria jurídica.
Há, ainda, as imobiliárias que trabalham com uma espécie de pagamento garantido. Isso quer dizer que, mesmo que o inquilino atrase o aluguel, o dono recebe normalmente. Outro ponto positivo é que elas oferecem assessoria jurídica para os trâmites relacionados à locação. Ao selecionar uma empresa para escolher seu imóvel, procure aquelas de confiança e que ofereçam suporte em todas as etapas!
Não alugar diretamente com o proprietário é uma das dicas primordiais na busca de uma casa, apartamento e até loja. Então, a jornada continua. A Cipa Imóveis preparou um material especial para ajudá-lo. No artigo O que levar em conta na hora da busca de um imóvel você encontra um checklist para consultar nas próximas visitas!
deixe seu comentário
posts relacionados
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!
5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel
Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!