Este mês, um senhor estiloso completou cem anos de praia – no caso, a do Flamengo. Nascido em 1918 como residência do Comendador Joaquim da Silva Cardoso, o Castelinho do Flamengo foi comprado, em 1932, pelo português Avelino Fernandes e sua mulher, Rosalina Feu Fernandes. Em 1982, quase foi demolido, mas, um ano depois, a construção teve garantida uma velhice tranquila após ser tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
Passados tantos anos, o palacete, que flerta com o neoclássico e o rococó, continua com tudo em cima. Talvez por essa qualidade de desafiar o tempo abrigue, desde 1992, o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, referência em atividades para idosos. De quebra, ainda embeleza a paisagem.
– A construção, que tem uma mística própria, torna-se ainda mais extraordinária pelo contraste com os prédios da região. Ainda por cima fica de frente para o Parque do Flamengo, também tombado e admirado no mundo – disse a presidente do IRPH, Cláudia Escarlate.
FANTASMAS SE DIVERTEM
O centenário do Castelinho, arquitetado pelo italiano Gino Copede e projetado pelo engenheiro brasileiro Francisco dos Santos, está sendo festejado em grande estilo. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Naylor Vilas Boas vai expor, até setembro, um trabalho de representação digital do Rio desde os anos 1990:
– É muito interessante ter linguagem contemporânea em meio a tanta história. A magia do lugar é quase sobrenatural. Reza a lenda que Maria de Lourdes, filha dos antigos proprietários, após a morte deles, teria sido presa na torre, nos anos 1930, pelo advogado da família. O jornalista e pesquisador Rafael Bokor, que guia grupos de visita, não acredita em fantasmas,
– Numa visita em 2015, todas as janelas começaram a bater ao mesmo tempo. Foi bem assustador.
Fonte: O Globo
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!