
Pronto, achei o apartamento dos meus sonhos! 2, 3 ou 4 quartos, suíte, dependências completas, vaga na garagem, varanda, vista para o verde, indevassável, todo pintado! Pronto para morar!
Quem disse? Por fora, pode estar pronto para morar mas, por dentro, pode estar totalmente pronto para reformar. Antes de fechar contrato de compra, analise o imóvel minuciosamente, olhando cada detalhe com atenção e, de preferência, acompanhado por um excelente engenheiro.
Apartamentos antigos, normalmente, são mais espaçosos e foram construídos com materiais de melhor qualidade. Você nunca ouviu falar que “Não se faz mais ‘algo’ como antigamente?” Esta frase é, realmente, muito sábia e pode te ajudar a não comprar gato por lebre. Por outro lado, por serem antigos, já poderá ser o momento de uma boa reforma, principalmente na parte elétrica, evitando curto-circuitos e na parte hidráulica, evitando infiltrações e vazamentos indesejáveis.
Já os apartamentos novos, muitas vezes são menores, mas estão em melhor conservação pelo pouco tempo de uso. O que não quer dizer que os materiais utilizados na construção são os de melhor qualidade e durabilidade. O que mais ouvimos nos dias de hoje é que “São verdadeiras casquinhas de ovo, só de encostar, se quebram”.
Uma perfeita vistoria realizada por um expert no assunto, de posse da planta baixa do imóvel, dará o aval em relação à qualidade da construção, que valerá tanto para as partes elétrica e hidráulica, quanto para estrutura de paredes, portas, janelas, vidros, pisos, encanamentos e muito mais.
No dia a dia como morador do imóvel, é fundamental que tenha ciência de onde estão os encanamentos para evitar transtornos com furos em locais indevidos, atingindo a tubulação do imóvel.
Observe, também, a índole da construtora e que tipos de empreendimentos já realizou. Órgãos como o Crea e o Procon podem lhe auxiliar quanto a possíveis problemas com a construtora em questão. Não deixe de consultá-los.
Realizados todos estes passos e após verificarem se está tudo de acordo, estarão prontos para assinatura do contrato e vida nova no apartamento novo!
Leia mais: Combate a vazamentos. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!