Administrar um condomínio não é fácil, especialmente se o assunto for gasto com contas de consumo. Levantamentos de imobiliárias apontam que os gastos com água e energia elétrica só perdem para a folha de pagamento dos funcionários nos condomínios do Rio. E, com o aumento das tarifas, como o anunciado em 13/3 pela Aneel, o problema fica ainda mais grave.
De acordo com informações divulgadas no boletim da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o preço da energia elétrica no Rio de Janeiro já é o mais alto do país, sendo 27% superior à média brasileira. Grande parte disso se deve à alíquota de ICMS praticada no estado: 32%, contra 18% em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo.
No informativo, a entidade chama a atenção para o fato de que o elevado custo da energia gera desestimulo à produção, aos empregos e aos investimentos. Assim como a federação, o Secovi Rio também reforça a importância do novo marco regulatório do setor elétrico, que tem como foco a qualidade na prestação dos serviços e a busca por preços compatíveis com os praticados no mercado internacional.
Fonte: Secovi
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!