A compra e venda de imóveis ficará mais fácil a partir de junho deste ano. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está unificando os cartórios de registro de imóveis do país em um só sistema de consulta digital unificado e integrado.
O sistema de registro eletrônico de imóveis reunirá serviços e dados de todos os cartórios de imóveis do país em um único local, na Central de Registro Eletrônico. Com a migração, os usuários serão atualizados em tempo real sobre a situação do imóvel. Será possível acompanhar o processo através do site registradores.org.
A medida fará com que a média de tempo para a compra e venda de um imóvel caia de 30 dias para cinco dias. O processo tornará mais rápida e eficaz a consulta de informações sobre o proprietário e a situação do imóvel, além de agilizar a liberação de recursos em compras que exigem financiamento, pois acelera o envio de documentos a bancos.
O CNJ afirma que a medida será um grande avanço para o mercado imobiliário. Teremos foco em dois tipos de usuários. Um é o poder judiciário e a administração pública, que poderá consultar eletronicamente pendências em imóveis em qualquer lugar do Brasil, o que antes era feito através de ofícios e demorava muito. O segundo, que são os compradores ou construtoras, vão poder fazer consultas, acessos, verificar e imprimir certidões e até enviar documentos. Isso ajuda na questão tempo e até na mobilidade. É menos carro na rua, além da redução do custo com despachantes.
Entre os serviços disponibilizados pelo sistema de registro eletrônico de imóveis estão a criação e a visualização de matrículas (feita em tempo real), pedidos de certidões digitais, monitoramento de matrículas para receber notificações ou atualizações e pesquisa de bens em arquivos de cartórios a partir de número de CPF ou CNPJ.
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!