A Caixa Econômica Federal informou ontem (17 de agosto) que reduziu os limites de financiamento para imóveis novos de 90% para 80%. Para imóveis usados, o percentual máximo financiado passou de 70% para 60% do valor do imóvel. A medida atinge empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do programa Minha casa minha vida, das linhas Pró-Cotista e Carta de Crédito FGTS (CCFGTS), e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).
Segundo nota da Caixa, o objetivo é a “adequação em relação à política de alocação de capital do banco”. A instituição disse, ainda, que estudos internos mostram que menos de 10% dos clientes que procuram o banco para realizar operações de financiamento serão afetados. Nos financiamentos via FGTS regulados segundo a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante, que tem prestações decrescentes), caiu de 90% para 80% o limite para imóveis novos pelo Minha Casa Minha Vida, Pró-Cotista e CCFGTS.
Ainda na tabela SAC, caiu igualmente de 90% para 80% o limite financiado com recursos do SBPE para imóvel novo, construção em terreno próprio ou aquisição de terreno e construção. Em financiamentos regulados pela tabela Price (com prestações iguais), o limite para financiar imóvel usado caiu de 70% para 60% no Pró-Cotista e de 80% para 70% no CCFGTS.
A Caixa detém quase 70% de todo o financiamento imobiliário do país, com R$ 413 bilhões emprestados.
Fonte: O Globo
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!