Tempo disponível para se dedicar aos assuntos do condomínio é um requisito básico para os candidatos a síndico. Mas existem outras características importantes, sem as quais o síndico tem dificuldades para exercer sua função.
Relacionamento interpessoal
Uma das mais relevantes é a capacidade de administrar relações e de ponderar os diferentes interesses, moderar opiniões conflitantes, além de lidar bem com críticas sobre a sua atuação. Independente de o síndico ter um bom desempenho, dificilmente contará com o apoio incondicional de todos, e terá que gerir em sua rotina conflitos envolvendo moradores, funcionários e prestadores de serviço. Bom senso e jogo de cintura são ferramentas essenciais do síndico competente.
Para facilitar a execução de suas tarefas, os síndicos devem buscar melhorar sua capacidade de comunicação e ter em mente a necessidade de saber ouvir e ser paciente no trato com a comunidade condominial. Não há mais espaço para síndicos autoritários, que não tenham o mínimo de cordialidade.
Equilíbrio e bom senso
O síndico tem o papel de zelar pela boa convivência no condomínio e isso envolve justiça e parcimônia na aplicação de multas e advertências escritas. Até chegar a esse extremo, ele deve buscar conduzir a questão com uma conversa amigável ou notificação, intervindo somente nos casos em que as infrações às normas do condomínio forem comprovadas face à convenção e com respeito à privacidade dos moradores. Assuntos polêmicos devem ser discutidos e decididos em assembleia. Agir em causa própria pode resultar em ações judiciais contra o condomínio.
Visão administrativa
A capacidade de gerir o condomínio com uma visão empresarial e bom planejamento de curto, médio e longo prazo é um trunfo dos síndicos competentes. Outra estratégia é tirar o melhor proveito da parceria com administradoras de condomínio para conduzir adequadamente as questões administrativas, legais, trabalhistas e tributárias. Síndicos que são bons gestores costumam nteragir com os funcionários, que podem ser aliados importantes na administração do condomínio.
Comprometimento e transparência
O síndico também deve estar totalmente comprometido a seguir as diretrizes da convenção e regulamento interno do condomínio, em especial no que tange à prestação de contas. Além de assembleias e reuniões extraordinárias, é recomendável manter um canal aberto com os condôminos para discutir questões financeiras e de convivência. Se faltar transparência na gestão, o síndico pode ser notificado extrajudicialmente ou até mesmo acionado na justiça.
Leia mais: A autonomia do síndico na gestão financeira do condomínio. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!
5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel
Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!