Monitoramento por drones, agente virtual que até fala com invasores, sistema de câmeras de altíssima resolução com acompanhamento da central de controle em tempo real, sensores de ultrassensibilidade. Não. Não se trata de um esquema de segurança para os Jogos Olímpicos. É o que vem sendo instalado em residências, condomínios e lojas em bairros do Rio, como Tijuca, Méier e Jacarepaguá.
Os equipamentos, estão aposentando parafernálias antigas como cercas elétricas, de arames farpados, câmeras ultrapassadas, guaritas e at&ecute; cacos de vidros sobre muros, que eram usados na tentativa de conter os índices de assaltos a residências, que continuam altos.
a evolução tecnológica permite, por exemplo, que fotos de invasores a imóveis possam ser captadas, inclusive na escuridão, e enviadas imediatamente à plantonistas de uma central de monitoramento 24 horas. Através de equipamentos sem fios, os agentes podem até falar com o intruso.
SUA CASA NO CELULAR
De qualquer lugar, o morador, por meio de smartphones ou tablets, por exemplo, sabe o que está acontecendo dentro de sua casa, avisado por central de monitoramento. Ao mesmo tempo em que é alertado sobre a invasão do intruso, alarmes tocam a 120 decibéis e a PM é acionada.
FOTODETECTOR
Pequenos equipamentos que possuem flash permitem a gravação no escuro. Quando um invasor é detectado, uma sequência de imagens coloridas é enviada para a central. O dono do estabelecimento contactado e, se não reconhecer a pessoa que invadiu, a polícia é acionada.
ACESSOS BIOMÉTRICOS
Equipamentos consistem em trancas que usam elementos de composição corporal única como métrica de desbloqueio. Esses parâmetros podem ser definidos com base nas digitais, estrutura facial ou retina dos olhos. Há modelos que combinam duas ou mais formas de verificar a identidade, comparando face, digitais e senha.
ITENS MAIS COMUNS
Equipamentos simples ajudam a manter os bandidos longe. Entre eles estão simulador de latidos, um gadget que passa a sensação de ter alguém assistindo TV, e calços de porta com alarme potentes.
DRONE
Mais usado por grandes condomínios e shoppings. É um espião aéreo que tudo vê. É capaz de aproximar imagens a poucos centímetros, facilitando o monitoramento. As imagens são acompanhadas em tempo real por uma central de controle, evitando exposição de pessoas a riscos..
fonte: O Dia
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!