IBGE prevê que início das entrevistas será em 1º de agosto e que 75 milhões de domicílios serão visitados pelos agentes
Depois de dois anos consecutivos sem suas pesquisas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está próximo de colocar em campo os questionários do Censo Demográfico, agora na versão de 2022.
O início da coleta das informações, por meio das entrevistas, está marcado para 1º de agosto. O instituto prevê visitar, pelo menos, 75 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil, onde moram cerca de 215 milhões de pessoas.
Tradicionalmente, o levantamento do IBGE faz a análise de diversas questões, como a estrutura das residências e as características físicas, econômicas e educacionais da população.
Neste ano, mesmo após duas pesquisas adiadas, os questionários do IBGE estão menores.
Tanto o questionário básico quanto o da amostra ficaram menores em 2022, se comparados com a edição anterior do Censo, de 2010, quando o levantamento teve 34 perguntas na versão básica e 102 na de amostra.
De acordo com o instituto, a redução foi feita com o objetivo de agilizar a operação e adequá-la ao orçamento de 2022. A verba projetada para o Censo é de R$ 2,3 bilhões. Apesar da redução, há três novas perguntas, que buscam apurar detalhes sobre os grupos quilombolas e a população diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Censo é considerado o trabalho com mais detalhes sobre as características demográficas e socioeconômicas do Brasil. A pesquisa foi adiada em 2020 e 2021 por causa das restrições impostas pela pandemia e pelo corte de verba por parte do Governo Federal.
Para realizar o levantamento, o IBGE adota dois questionários desde o Censo de 1960: o modelo básico (simplificado) e o da amostra (ampliado). Não será diferente em 2022.
O questionário básico é composto por 26 perguntas na versão deste ano. O modelo será dividido entre os seguintes blocos: identificação do domicílio; informações sobre os moradores; características do domicílio; identificação étnico-racial; registro civil; educação; rendimento do responsável pelo domicílio; mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.
A previsão é que esse questionário será aplicado em 89% das residências. Ele pode ser consultado na íntegra no site do Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html.
Exemplos de perguntas do questionário básico:
- Quantas pessoas moravam neste domicílio em 31 de julho de 2022?
- Qual a principal forma de abastecimento de água utilizada neste domicílio?
- Sua cor ou raça é (as opções de resposta são branca, preta, amarela, parda ou indígena)?
- Sabe ler e escrever?
- Qual era o rendimento bruto mensal normalmente recebido pelo responsável pelo domicílio?
- De janeiro de 2019 a julho de 2022, faleceu alguma pessoa que morava com você(s)?
Questionário da amostra (ampliado)
Mais detalhado, o questionário da amostra reúne 77 perguntas. De acordo com o IBGE, esse modelo será aplicado em 11% dos domicílios.
O percentual de locais selecionados para a amostra é chamado de fração amostral. O Censo vai aplicar cinco frações amostrais diferentes, de acordo com o tamanho dos municípios.
A versão ampliada do questionário investiga, além dos campos contidos no modelo básico, as seguintes áreas: trabalho e rendimento; nupcialidade; núcleo familiar; fecundidade; religião ou culto; pessoas com deficiência; migração interna e internacional; deslocamento para estudo; deslocamento para trabalho e autismo.
O questionário da amostra também pode ser consultado na íntegra no site do Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html .
Exemplos de perguntas do questionário da amostra (ampliado):
- Vive em companhia de cônjuge ou companheiro(a)?
- Quantos filhos e filhas nascidos vivos teve até 31 de julho de 2022 (para mulheres)?
- Qual é sua religião ou culto?
- Qual sua crença, ritual indígena ou religião (questão para aplicação em terras indígenas)?
- Tem dificuldade permanente para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato?
- Já morou em outro município do Brasil ou país estrangeiro?
Segundo o IBGE, a estratégia de usar dois tipos de questionário permite um levantamento amplo sem que a operação censitária seja sobrecarregada.
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!