
IBGE prevê que início das entrevistas será em 1º de agosto e que 75 milhões de domicílios serão visitados pelos agentes
Depois de dois anos consecutivos sem suas pesquisas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está próximo de colocar em campo os questionários do Censo Demográfico, agora na versão de 2022.
O início da coleta das informações, por meio das entrevistas, está marcado para 1º de agosto. O instituto prevê visitar, pelo menos, 75 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil, onde moram cerca de 215 milhões de pessoas.
Tradicionalmente, o levantamento do IBGE faz a análise de diversas questões, como a estrutura das residências e as características físicas, econômicas e educacionais da população.
Neste ano, mesmo após duas pesquisas adiadas, os questionários do IBGE estão menores.
Tanto o questionário básico quanto o da amostra ficaram menores em 2022, se comparados com a edição anterior do Censo, de 2010, quando o levantamento teve 34 perguntas na versão básica e 102 na de amostra.
De acordo com o instituto, a redução foi feita com o objetivo de agilizar a operação e adequá-la ao orçamento de 2022. A verba projetada para o Censo é de R$ 2,3 bilhões. Apesar da redução, há três novas perguntas, que buscam apurar detalhes sobre os grupos quilombolas e a população diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Censo é considerado o trabalho com mais detalhes sobre as características demográficas e socioeconômicas do Brasil. A pesquisa foi adiada em 2020 e 2021 por causa das restrições impostas pela pandemia e pelo corte de verba por parte do Governo Federal.
Para realizar o levantamento, o IBGE adota dois questionários desde o Censo de 1960: o modelo básico (simplificado) e o da amostra (ampliado). Não será diferente em 2022.
O questionário básico é composto por 26 perguntas na versão deste ano. O modelo será dividido entre os seguintes blocos: identificação do domicílio; informações sobre os moradores; características do domicílio; identificação étnico-racial; registro civil; educação; rendimento do responsável pelo domicílio; mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.
A previsão é que esse questionário será aplicado em 89% das residências. Ele pode ser consultado na íntegra no site do Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html.
Exemplos de perguntas do questionário básico:
- Quantas pessoas moravam neste domicílio em 31 de julho de 2022?
- Qual a principal forma de abastecimento de água utilizada neste domicílio?
- Sua cor ou raça é (as opções de resposta são branca, preta, amarela, parda ou indígena)?
- Sabe ler e escrever?
- Qual era o rendimento bruto mensal normalmente recebido pelo responsável pelo domicílio?
- De janeiro de 2019 a julho de 2022, faleceu alguma pessoa que morava com você(s)?
Questionário da amostra (ampliado)
Mais detalhado, o questionário da amostra reúne 77 perguntas. De acordo com o IBGE, esse modelo será aplicado em 11% dos domicílios.
O percentual de locais selecionados para a amostra é chamado de fração amostral. O Censo vai aplicar cinco frações amostrais diferentes, de acordo com o tamanho dos municípios.
A versão ampliada do questionário investiga, além dos campos contidos no modelo básico, as seguintes áreas: trabalho e rendimento; nupcialidade; núcleo familiar; fecundidade; religião ou culto; pessoas com deficiência; migração interna e internacional; deslocamento para estudo; deslocamento para trabalho e autismo.
O questionário da amostra também pode ser consultado na íntegra no site do Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html .
Exemplos de perguntas do questionário da amostra (ampliado):
- Vive em companhia de cônjuge ou companheiro(a)?
- Quantos filhos e filhas nascidos vivos teve até 31 de julho de 2022 (para mulheres)?
- Qual é sua religião ou culto?
- Qual sua crença, ritual indígena ou religião (questão para aplicação em terras indígenas)?
- Tem dificuldade permanente para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato?
- Já morou em outro município do Brasil ou país estrangeiro?
Segundo o IBGE, a estratégia de usar dois tipos de questionário permite um levantamento amplo sem que a operação censitária seja sobrecarregada.
deixe seu comentário
posts relacionados

Desafios diante das chuvas de verão
Como o condomínio deve estar preparado para enfrentar temporais e ventos fortes Não há como negar que as mudanças climáticas têm sido responsáveis por chuvas volumosas e intensas em... Saiba mais!

Gestão eficiente, economia e sustentabilidade
Empresas de limpeza oferecem tecnologia e novas soluções para condomínios Limpeza e higiene são fatores fundamentais na gestão de um condomínio. Ambientes bem cuidados, além de trazerem a sensação... Saiba mais!

Segurança para os pets
A importância das redes de proteção nas janelas dos condomínios O Projeto de Lei Federal nº 3.635/2021, atualmente em trâmite no Congresso Nacional, propõe a obrigatoriedade da instalação de... Saiba mais!

Modernização que sobe junto com a segurança
Elevadores antigos podem parecer funcionais à primeira vista, mas escondem riscos que podem comprometer a segurança, o conforto e o bolso dos moradores. Equipamentos obsoletos estão mais sujeitos a... Saiba mais!