
Os resultados de um consumo consciente de água serão proporcionais ao engajamento dos moradores para reduzir todas as forma de desperdício.
Além de estimular os moradores a adotar alguns hábitos simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, moderar no tempo do banho, otimizar o uso da lavadora de roupas e de louças ou reduzir o uso de mangueira, existem alguns mecanismos que promovem a economia de forma automática, através de controles de vazão e de aquecimento rápido de água.
Vazão sob controle
Válvulas de pressão hidráulica, instaladas em chuveiros e torneiras para reduzir a vazão de água, são capazes de gerar uma economia substancial. Do modelo mais simples, que melhora o direcionamento do fluxo de água, à sofisticação dos sistemas fotoelétricos, existe uma ampla variedade de redutores de vazão disponíveis no mercado.
Atacar o desperdício gerado pelos vasos sanitários também é foco de economia. Quanto mais antigo o vaso sanitário, maior o volume de água que é despejado por suas bacias e válvulas Os equipamentos mais modernos trazem sistemas inteligentes que permitem dosar a quantidade de água entre 3 a 6 litros no ato de cada descarga, frente ao padrão antigo de 12 a 24 litros.
Velocidade no aquecimento
Os aquecedores elétricos individuais saem na frente no quesito economia, gerando o aquecimento de água diretamente nas saídas de torneiras e chuveiros. Assim, a velocidade para esquentar a água é menor, reduzindo o desperdício de água que ocorre durante a espera para que a temperatura da água se eleve, como acontece quando o sistema de aquecimento é central. Os boilers elétricos também costumam ser eficientes para diminuir o desperdício de água, reduzindo o tempo de aquecimento.
Implantação
Buscar acordos com empresas que facilitem e financiem a substituição dos vasos sanitários e sistemas de aquecimento de água para um grande grupo de unidades pode se mostrar um medida de economia interessante para o condomínio.
Os síndicos devem avaliar bem a situação da edificação e discutir em assembleia a promoção de mudanças para o condomínio, estimulando as unidades a participar das medidas definidas.
Leia mais: Cuidados nas parcerias para coleta seletiva. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!