Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Verão na porta e a temporada de praia está aberta. Nesse momento tão esperado, muitas famílias optam por alugar uma casa de veraneio para curtir as férias. Porém, tanto nesse caso ou, até mesmo, em locação e venda convencionais, é preciso tomar cuidado com o golpe imobiliário. Ele pode custar prejuízo financeiro, moral e legal, além de muita dor de cabeça.
Leia o artigo de hoje para entender melhor sobre essa atividade criminosa e como se prevenir. Boa leitura!
E falando em verão, que tal aprender como refrescar a casa? Confira aqui.
Entenda os tipos de golpe imobiliário que podem ocorrer
Não é novidade que existem pessoas mal-intencionadas em todos os negócios. Na hora de alugar, vender ou comprar um imóvel, isso se repete. As situações desagradáveis nesse meio se tornaram tão comuns que são conhecidas como golpe imobiliário.
Aproveite para conhecer 5 mitos e verdades sobre aluguel de imóveis.
Basicamente, os golpes imobiliários são as estratégias aplicadas para fazer com que o interessado no imóvel pague sem utilizá-lo. Isso leva ao ganho do agente criminoso e a perdas substanciais por parte do consumidor. Um exemplo conhecido é investir em um imóvel e depois descobrir que não existe. Além disso, há outros muito comuns, como:
- vários compradores:ocorre quando tentam vender o mesmo imóvel para várias pessoas diferentes, recebendo, assim, vários pagamentos de entrada. Até o problema ser descoberto, o vendedor já foi embora com todo o dinheiro e os compradores ficam desamparados;
- golpe do porteiro: os donos deixam a chave com o porteiro e outra pessoa as usa se passando por corretor. Desse modo, vende-se um apartamento que está ocupado sem permissão dos donos;
- documentos falsos:consistem na adulteração de dados sobre a propriedade, a fim de vender sem mostrar a situação real do imóvel.
Acredite, os golpes imobiliários são mais comuns do que parece. Logo, além de explicar o que é e trazer alguns exemplos, vamos ajudar a evitá-los. Continue lendo a seguir.
Saiba como evitar um golpe imobiliário
Atenção nunca é demais, né? Foi pensando nisso que separamos dicas essenciais para fugir do golpe imobiliário. Afinal, adquirir ou vender um patrimônio é um passo muito importante.
Visite o imóvel
Essa dica parece óbvia, mas, no calor do momento, tem quem se impressione com fotos e decida fechar o negócio. Às vezes, por ainda não estar na cidade em questão ou por outro motivo. O que importa é não deixar de visitar o lugar e fazer todas as perguntas que achar necessário. Lembre-se que você é o investidor e precisa de segurança.
Nada de decisões precipitadas
Sabemos que uma das formas de acelerar o fechamento de negócios é mostrar que há competição pelo local. Mas vá com calma. Mesmo que esse artifício seja usado contra você, só tome a decisão final depois que tudo estiver correto de acordo com a lei.
Analise a documentação com cuidado
Nem pense em fechar negócio sem os devidos papéis. São eles que resguardarão seus direitos como locatário ou comprador. E, claro, ainda que haja documentos, sempre desconfie. De preferência, leve-os para serem avaliados por um profissional da área, como um advogado.
Veja como uma imobiliária pode ajudar a prevenir
Uma das melhores formas de evitar um golpe imobiliário é contar com profissionais experientes no mercado. Alugar, vender ou comprar diretamente da imobiliária vai facilitar o processo e garantir segurança jurídica. Isso porque é garantido que obedece a legislação da área e ainda possui todo o suporte para realizar checagem, negociação, etc.
Muitas pessoas pensam que é burocrático, mas os processos são justamente para proteger todas as partes envolvidas na negociação. Parta da premissa de desconfiar de tudo que vem fácil demais e tome precauções agora para não ter problemas mais tarde.
A prova é a própria atuação da Cipa Imóveis, que age como solucionadora nessa área, bem como gestora de condomínios. A empresa conta com mais de seis décadas de experiência e com um amplo portfólio de serviços no setor. Locação, venda e corretora de seguros são só alguns dos trabalhos oferecidos. Pode ter certeza que com uma parceria dessas e, seguindo nossas dicas, a chance de golpe imobiliário é quase nula.
deixe seu comentário
posts relacionados
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!
5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel
Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!