Agradável para os sentidos
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Um condomínio limpo emite sempre uma mensagem subliminar. Visualmente, percebe-se o cuidado dedicado aos espaços; ao tocar em portas e botões, nota-se a superfície livre de sujeira e, ao respirar, sente-se um agradável aroma de ambiente higienizado.
O fato é que a limpeza e a higiene são questões fundamentais no dia a dia de qualquer pessoa. E isso se estende para os locais em que vivemos, como nossa casa, trabalho e as lojas e os estabelecimentos que frequentamos. Em todos os lugares, queremos estar em espaços limpos e organizados. Nesse contexto, um condomínio sem cuidado prejudica o bem-estar dos moradores, dos funcionários e até das visitas e desvaloriza o imóvel.
Todos os ambientes, desde as calçadas, passando por portarias, garagens, elevadores e piscina, até jardins, halls e corredores, devem passar por um criterioso processo de faxina e arrumação. Gleyson Assis é síndico profissional. Para ele, “a limpeza e a conservação em um condomínio devem ser pensadas como um todo. Porque o condomínio é um conjunto de espaços, e os condôminos circulam em todas as áreas. A garagem, por exemplo, é o lugar onde ele vai descer com a família, em que ele vai receber a visita. E é horrível entrar em uma garagem suja, com lâmpadas queimadas, insetos, teias de aranha, faixas delimitadoras apagadas, sem sinalização de trânsito…”
Gleyson é CEO da empresa Anjos & Assis Gestão Condominial. Ele acredita que essa conservação é, sem sombra de dúvida, um ponto essencial para manter um condomínio funcionando perfeitamente. “Eu gosto muito de usar o modo como eu trato meus condôminos, ‘reis’ e ‘rainhas’. Então, as principais medidas que um síndico deve executar é entender que nós, gestores, prestadores de serviço e funcionários orgânicos do condomínio, temos que estar ali como a liderança servidora para ajudar a promover o bem-estar desses reis e rainhas.”
E isso não é uma tarefa fácil. São necessários organização e trabalho contínuo. Não basta ter um cronograma de limpeza e usar produtos de qualidade. Hoje em dia, os moradores procuram um diferencial. Alguns condomínios investem ainda mais na higienização do ambiente e instalam purificadores de ar, que também exalam um cheiro especial em cada parte do condomínio. Quem não lembra de um lugar cheiroso? Nossa memória olfativa é uma das mais marcantes. Traz lembranças de pessoas, lugares, viagens, além de mostrar personalidade. “Um condomínio limpo precisa ter uma boa apresentação para proprietários e inquilinos. Tem que ter funcionários treinados, parceiros, produtos bons que mantenham o odor agradável e o bem-estar de todos”, acrescenta Gleyson.
A Cipa, uma das maiores administradoras de bens e imóveis do Brasil, tem uma parceria com a empresa Purilimp, que oferece um serviço de purificação e aromatização de condomínios. Bruno Queiroz é gerente de Operações e Negócios da Cipa. Ele explica que é “uma oportunidade de o condomínio usar uma tecnologia de purificação do ar que combate cheiro ruim e ainda aromatiza o ambiente”. Queiroz conta que a ideia de oferecer esse serviço começou na pandemia, para garantir a boa qualidade do ar. Mas cresceu muito no último ano, quando se juntou à vontade de criar uma sensação de aconchego para os moradores. E a expectativa para 2023 é ainda maior.
O purificador pode ser colocado em qualquer parte do condomínio, em banheiros comuns, sauna, hall, na portaria e até mesmo na garagem do prédio. É só o síndico entrar em contato com a Cipa que a Purilimp vai até o local, dimensiona a extensão do ambiente e faz toda a consultoria do produto. “Alguns clientes aproveitam essa questão para criar um marketing olfativo, quando a pessoa associa o cheiro ao ambiente onde mora e se sente feliz e confortável de chegar em casa. O ser humano funciona muito com a memória olfativa.”
E ainda é possível criar um cheiro personalizado para o condomínio. Mas de acordo com o gerente de Operações e Negócios da Cipa, raramente isso acontece, já que a Purilimp tem um portfólio de mais de cem aromas. “Muitos clientes ficam até em dúvida de qual escolher. E acabam colocando aromas diferentes em vários cômodos. A utilização desses cheiros, tão pessoais para cada condomínio, ajuda a passar uma mensagem de ambiente limpo e acolhedor. Já teve um síndico que pediu cheiro de café para colocar na copa e foi atendido. E já aconteceu também de moradores ficarem tão satisfeitos com o resultado que fizeram um contrato com a empresa para o próprio apartamento.”
E se você estiver em dúvida, pode fazer um teste. A empresa instala o purificador de ar no prédio e deixa em torno de 15 dias para que o cliente experimente. E ainda pode escolher se quer com ou sem cheiro. Se não gostar, não precisa pagar por esse período. Mas, de acordo com Bruno, sempre que instalam o aparelho, os moradores não deixam mais tirar. “A gente entende que o purificador gera valor agregado ao empreendimento. Esse tipo de implantação pode até acelerar uma locação, por exemplo. O possível locador vê o condomínio organizado, o que dá a sensação de que é bem gerido, fazendo com que haja a valorização da marca registrada de seu condomínio.”
Apesar da parceria ser da Cipa com a Purilimp, mesmo os síndicos que não sejam da Cipa podem entrar em contato com a administradora e solicitar uma visita técnica. Toda gestão é feita pela Purilimp, que instala o equipamento, faz a manutenção de rotina para a troca de filtros e refil. O gestor do condomínio não tem trabalho nenhum, nem os funcionários. Aliás, essa ideia de terceirizar os serviços é muito bem-vinda quando o assunto é a organização da limpeza condominial.
Cada vez mais os síndicos estão procurando profissionais especializados para cuidar dessa tarefa. E são muitas as vantagens. Geralmente, os condomínios acumulam muita sujeira pela grande circulação de pessoas. As empresas terceirizadas sabem disso e têm funcionários bem treinados, conhecimento sobre os melhores produtos e um cronograma eficiente de planejamento. Todas as áreas comuns do condomínio devem receber o mesmo cuidado, por isso é fundamental estipular rotinas, de acordo com a necessidade de higienização de cada ambiente. Se não houver atenção, insetos e roedores podem aparecer, trazendo doenças para o edifício.
Filipe Bastos é gerente comercial da empresa MS Facilities, especializada na terceirização de mão de obra. De acordo com ele, “o objetivo da terceirização é focar nas atividades, fazendo com que o síndico possa atuar de forma dedicada à administração do condomínio. A limpeza e a conservação são, sem sombra de dúvida, serviços importantes em qualquer organização e, quando mal executadas, geram transtorno e problemas de higiene e saúde aos usuários. Ter uma equipe bem treinada e conhecedora da importância de todas as atividades é fator fundamental para o sucesso do negócio”.
E financeiramente não fica pesado nem para os condomínios menores. Segundo o gerente comercial da MS Facilities, cada imóvel tem condições de ter, de forma proporcional a seu orçamento, a terceirização da mão de obra. Os contratos são feitos de acordo com a necessidade de cada um. Gleyson acredita que “mais do que um benefício financeiro, a melhor coisa é poder contar com uma empresa especializada. Ter um coordenador com quem se reunir, trocar ideias, sugestões de planejamento. E se não der certo, você troca de firma”.
Gleyson afirma ainda que, quando contrata uma empresa, ele vai lá, visita, vê onde ela presta serviço, conhece os coordenadores. “O bacana não é só olhar a oferta monetária. O valor você pode negociar, mas a entrega da qualidade é inegociável e tem que ser de excelência.”
Filipe Bastos, da MS Facilities, ainda orienta que os síndicos devem prestar muita atenção aos contratos. “A proposta deve contemplar informações técnicas de como o serviço será executado, quais materiais e equipamentos serão utilizados e as premissas em caso de falta ou afastamento. É muito importante que essa empresa tenha em dia e em mãos as certidões negativas de regularidade do FGTS e do INSS, por exemplo, para comprovar sua idoneidade e seu compromisso com o colaborador lotado no condomínio. Por fim, sugiro que sempre solicite os Atestados de Capacidade Técnica (ACT) que comprovam o sucesso na execução dos serviços em clientes de natureza similar.”
E a manutenção não fica só nas áreas comuns. Trabalhadores especializados vão saber como descartar o lixo de forma consciente, aplicar os produtos certos, cuidar da limpeza das calçadas etc. O serviço de terceirização da mão de obra ainda exige a garantia de entrega dos serviços 24 horas por dia, sete dias na semana, fazendo com que o cronograma de limpeza seja sempre cumprido. “Além de ser uma questão de higiene e saúde, um ambiente limpo e cheiroso deixa evidente o comprometimento da empresa contratada com a execução dos serviços. O plano de trabalho (que é, por obrigação, criado pela empresa terceirizada) deve ser executado à risca e estar à disposição de todos os condôminos”, explica o gerente comercial da MS Facilities.
O síndico profissional Gleyson Assis também alerta sobre a importância da parceria entre a equipe de limpeza e a equipe de manutenção predial. “É fundamental olhar os ralos, colocar telas, checar todo o sistema de escoamento de esgoto, da água da chuva. Porque, além de manter o fluxo de limpeza, você mantém o fluxo de saída da água.”
A limpeza sustentável, ou ecológica, também deve ser uma preocupação e tem ganhado cada vez mais espaço nos condomínios. Vale a pena adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente por não conterem substâncias tóxicas em sua composição.
Filipe Bastos alerta que “a utilização incorreta de alguns produtos ainda pode deteriorar itens que geram valor de mercado ao imóvel, como placas de madeira, mármores ou granitos, causando sua desvalorização. É preciso conhecer a fundo os produtos que serão utilizados para que episódios como esses não ocorram”. Por isso é uma boa opção o síndico contratar uma empresa que já forneça o material de limpeza de acordo com as necessidades e orientações de cada condomínio. Para o gerente comercial da MS Facilities, “em geral, o síndico não possui amplo conhecimento técnico e usa produtos de baixa qualidade e com poder de limpeza aquém das necessidades. A MS Facilities, sempre que possível, opta por adquirir todo o material e todos os equipamentos, já que dispõe de melhores condições comerciais por comprar em larga escala e conhecer a fundo a expertise de cada produto”.
Mas para quem prefere escolher diretamente o material que vai usar, uma a dica é optar por uma empresa especializada que tenha ampla experiência no mercado. Andreia Carmo é diretora da Ilaha Materiais de Limpeza, uma das maiores do setor. A empresa foi fundada em 1993 pelo pai dela, Jorge Carmo, e, desde então, agrega valores familiares e conhecimento para um atendimento de excelência. Formada em administração de empresas, a diretora da Ilaha destaca o quanto é necessário utilizar produtos específicos para cada área do condomínio. A empresa vende, por exemplo, um limpador próprio para os elevadores, ideal para superfícies de aço e que ainda deixa um cheirinho supergostoso.
“Com uma boa orientação, o síndico consegue escolher produtos adequados. Por exemplo, os condomínios que têm piscina precisam comprar produtos de marcas conceituadas, com registro na Anvisa, para evitar acidentes. Tem que ter muito cuidado na escolha.” Segundo Andreia, dá para usar produtos de qualidade e economizar ao mesmo tempo. O importante é entender o que utilizar e onde utilizar. “No salão de festas, pode-se usar um saco de lixo com espessura menor, porque o lixo produzido não é tão pesado, diferente de outras áreas. Esse tipo de atitude gera economia”, explica a diretora da Ilaha.
E na hora de comprar os produtos, há várias facilidades. Uma delas é que a Ilaha tem um serviço on-line que permite que o gestor condominial faça a encomenda do produto no horário em que for mais prático para ele. “Pelo site, o síndico pode comprar mesmo fora do horário comercial. Além disso, temos, em nosso sistema, um relatório que enviamos para os síndicos com o histórico das últimas três compras, o que ajuda na hora de organizar o pedido, sem se esquecer de nenhum produto e sem ter o risco de ficar sem estoque.”
Mais uma vantagem apontada por Andreia Carmo é comprar o material de limpeza nas distribuidoras, como a Ilaha, por causa do valor dos produtos. “Uma das maneiras de economizar é comprando as embalagens de cinco litros. O material de limpeza vendido em supermercado não é adequado para condomínios. O supermercado não vende vassoura piaçava gari, não vende pacote de saco de lixo com 100 unidades, enfim, o material de limpeza vendido no supermercado é indicado para utilização doméstica. Para os condomínios, o ideal é comprar nas empresas habilitadas.” Andreia afirma ainda que saúde e higiene andam sempre juntas, e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia.
Gleyson Assis, além de gestor condominial, é corretor de imóveis. Ele diz que um condomínio limpo, organizado, com a manutenção preventiva em dia, gera valoração imobiliária. “Quando há uma degradação de manutenção, de limpeza, degradação de cuidados, você tem perda do valor dos imóveis. O condomínio é um investimento. Quando você usa um recurso para limpar e conservar, é investimento. Nós não compramos um apartamento, compramos um empreendimento imobiliário.”
Serviço:
Anjos & Assis Gestão Condominial
anjoseassis.com
97616-4052
Ilaha Materiais de Limpeza
ilaha.com.br
98699-0872
MS Facilities
msfacilities.com.br
2289-1788/97269-3577
Purilimp
Purilimp.com.br
3549-0144
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