A população idosa do Brasil segue crescendo e a tendência sem volta é criar e adaptar instalações e serviços específicos para esse grupo. Além de questões de acessibilidade e segurança, existem também aspectos ligados à cidadania, ao respeito e ao convívio social.
Alguns empreendimentos já são concebidos especialmente para uma parcela dessa população de terceira idada. Os que tem maior poder aquisitivo, muitas vezes, escolhem viver em locais que ofereçam serviços pensados especialmente para a terceira idade ao invés de viver em um condomínio comum. Quanto mais facilidades forem oferecidas além do que é obrigatório por Lei, mais atrativos se tornam os empreendimentos. Flats para a terceira idade se tornaram um bom negócio para construtoras e incorporadoras.
Acessibilidade
Condomínios mais antigos precisam realizar adaptações nas áreas comuns para permitir o adequado ir e vir dos moradores. O investimento tem que ser feito para realizar as reformas, como incluir rampas de acesso, pisos antiderrapantes, corrimãos, escadas de alvenaria nas piscinas, barras de apoio nos banheiros coletivos, aumento da largura das portas para a passagem de cadeiras de roda, para citar algumas.
São vários aspectos abordados na norma NBR 9050, de 2004, que trata de acessibilidade em geral, não só de idosos, mas inclui crianças, jovens ou adultos que tenham problemas de locomoção ou necessidades especiais.
Se o espaço e configuração da garagem permitirem, também merece a atenção do síndico a destinação em assembleia de vagas mais acessíveis para os moradores idosos e os deficientes físicos. O que já é regra em locais públicos pode se tornar uma medida bacana no condomínio.
Relações humanas
Ter funcionários preparados para lidar com idosos ajuda a manter a boa convivência no condomínio. Já existem no mercado cursos de capacitação voltados para o atendimento e relacionamento com esse perfil de público. De qualquer maneira, o bom senso, a educação e respeito devem prevalecer sempre.
Dependendo do nível de independência, saúde física e sociabilidade do morador idoso, o relacionamento com os funcionários do prédio e mesmo vizinhos poderá ser mais difícil. Enquanto alguns idosos esperam uma certa deferência por sua idade, outros se aborrecem com pequenas gentilezas. É questão de observar o perfil de cada morador e orientar os funcionários a manter o relacionamento na cordialidade esperada.
De forma cortês, também, o morador idoso precisa ser alertado quando houver situações de rispidez e mal trato com os funcionários por parte dele. O respeito é merecido por todos. Uma situação de destrato mal resolvida por se tornar uma ação judicial por assédio e dano moral contra o morador e o condomínio.
O mesmo é recomendado como quando houver conflito com outros moradores ou reclamações de barulho e volume alto da TV. O respeito aos demais condôminos também é merecido e os horários de silêncio respeitados por todos.
Segurança
A norma Regulamentadora NR-7 dispõe que todo o condomínio deve ter ao menos um funcionário capacitado com as noções básicas de primeiros socorros e material disponível para realizar o socorro de emergência.
Uma medida de precaução extra é pedir aos moradores idosos que vivem sozinhos a indicação de um contato de referência para o caso de alguma emergência. É importante também ter em mente o estatuto de idosos, se forem observados casos de negligência por parte de familiares.
Especialmente pensado
De acordo com o espaço físico disponível e a predominância de moradores da terceira idade no local, algumas ideias podem ser discutidas em assembleia para oferecer atividades específicas no condomínio. Instalar mesas de carteado, equipamentos de ginástica, aulas de hidroginástica, dança, artes etc. traz uma comodidade extra, que pode beneficiar outros moradores também.
Existem muitas atividades de baixo custo que podem ser pensadas para entreter o público da terceira idade. Há empresas especializadas em oferecer o serviço.
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