30/09/2015 – Folha de São Paulo
Os ganhos de eficiência no transporte de pessoas e cargas com o uso de tecnologia e inteligência digital foi um dos aspectos debatidos no Fórum Digitalização: Soluções para um Brasil mais Competitivo, promovido pela Folha.
João Gouveia Ferrão Neto, diretor técnico da ANPTrilhos e diretor de operações da SuperVia do Rio, destacou que é preciso dar condições nos terminais para que o usuário consiga fazer a transferência entre os meios de transporte.
“Os vários transportes são complementares, não concorrentes. Com o adensamento populacional, há ganhos de eficiência com esse transporte multimodal”, disse
A conexão entre os diferentes meios também foi defendida por Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro. “O metrô é disparado o mais eficiente, a questão é como chegar ao metrô. Intermobilidade pressupõe mais linhas do metrô e integração”.
“Inovação é fundamental para promover melhoria do sistema de transporte. Um Brasil mais competitivo passa pela mobilidade. Do lado da infraestrutura já existe inovação, o que falta é incentivo para atrair o usuário”
Frederico Bussinger, consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt) afirmou que o principal entrave para melhorar a mobilidade está na execução do planejamento. “Não é por falta de políticas e planejamento, é por não colocá-los em prática. Para dar uma ideia, 46% dos caminhões em São Paulo rodam vazios, congestionando o trânsito desnecessariamente”, afirmou.
Alessandro Germano, chefe de parcerias do Google Brasil, disse que a melhora da mobilidade passa por aumento da infraestrutura, com auxílio da tecnologia.
“Mobilidade urbana está cada vez mais ligada à mobilidade tecnológica, e isso tem a ver com a explosão no uso de smartphones”, disse Germano, citando que uma em cada cinco pesquisas no Google tem a ver com localização.
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!