No fim do ano passado, o anúncio da obra de um novo shopping da Multiplan na Estrada do Engenho D’Água, no Anil, criou expectativa entre os moradores da região. Coincidentemente, a via ganhou, na mesma época, dois prédios residenciais, lado a lado, com 920 unidades no total e dotados de pequenos centros comerciais. O aumento do fluxo de pessoas e veículos no trecho, devido aos novos empreendimentos, preocupa os moradores mais antigos, que temem, sobretudo, o impacto no trânsito.
O ParkShopping Jacarepaguá, empreendimento da Multiplan, dona do BarraShopping, deve ficar pronto até novembro do ano que vem. Vai ocupar uma área de quase 95 mil metros quadrados, entre as estradas de Jacarepaguá e do Engenho D’Água. Terá 240 lojas, seis salas de cinema, um supermercado, um teatro, uma pista de patinação no gelo, uma academia e uma área de jogos, a Hot Zone, além de oito restaurantes e 33 fast-foods. A grandiosidade do projeto anima comerciantes e moradores locais. No entorno, já é possível, inclusive, observar a abertura de pequenos estabelecimentos comerciais.
Se o shopping ainda demora a entrar em funcionamento, os dois prédios entregues pela construtora Even já começam a receber moradores. Cerca de 80% dos apartamentos do Up Barra e do Up Barra Mais já foram comercializados. Um tem o centro comercial no início da Avenida Muniz Aragão, e outro, na própria Estrada do Engenho D’Água.
Diretor da Even, Bruno Ghiggino explica que os terrenos foram comprados em 2014, na esteira do sucesso de um empreendimento anterior da construtora, lançado quatro anos antes.
– Fomos pioneiros nessa região quando construímos o Caminhos da Barra e o Caminhos da Barra Mais. Como os dois venderam muito bem, resolvemos apostar em novos projetos por lá – explica Ghiggino, destacando a facilidade de mobilidade como vantagem da área. – Ali estamos perto da Barra, da Linha Amarela e da Grajaú-Jacarepaguá. Além disso, acreditamos no potencial da região.
O ParkShopping Jacarepaguá, acredita, é um novo trunfo para ajudar a escoar as unidades restantes no Up Barra e no Up Barra Mais.
– A distância entre o shopping e os condomínios será de cinco minutos andando, e lá haverá todos os serviços. Em março, fizemos uma campanha forte de vendas e comercializamos 40 unidades. Essa é uma oportunidade para compradores, já que os preços caíram na cidade inteira. Além disso, quando o shopping estiver pronto, o valor (dos apartamentos) deve ser influenciado – avisa o executivo, confiante também no reaquecimento do setor imobiliário no Rio ainda este ano.
As mudanças na região são vistas com desconfiança por muitos moradores dos arredores. Se por um lado eles comemoram a chegada de mais opções de lazer e serviços e a valorização do entorno, por outro se preocupam com uma possível piora no trânsito. Como todo grande empreendimento precisa ser aprovado pela prefeitura, há a expectativa de que a Multiplan seja obrigada a realizar obras viárias na área.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (Acija), Nelson Carrozzino, o impacto no trânsito será mínimo frente aos benefícios trazidos pelo novo shopping.
– Aquele ponto tem saída direta para a Barra, não se leva 15 minutos de um bairro para o outro – exemplifica Carrozzino, que diz já notar melhorias na região. – A evolução está sendo muito rápida, e isso vai ser bom para a área, um local ainda carente de indústrias e comércio.
Já Jorge da Costa Pinto, diretor da Associação de Moradores da Freguesia e membro do Conselho de Mobilidade Urbana da Federação de Associações de Moradores do Rio (FAMRio), mostra-se preocupado. Ele cita como exemplo a Freguesia, onde o boom imobiliário do início da década culminou em problemas de trânsito que afligem o bairro até hoje:
– Vamos acompanhar para ver se vão fazer alguma obra de mobilidade ali. Acho que o impacto já vai começar agora, com a obra do shopping e a circulação de caminhões. Pelo centro da Freguesia não há como circular; eles vão ter que vir por outro lugar. Penso que a Estrada do Engenho D’Água precisa ser ampliada para melhorar o escoamento de carros. Serão muitos novos moradores e visitantes.
A Multiplan diz que desde 2016 vem investindo na urbanização do entorno do futuro empreendimento: foram R$ 16 milhões naquele ano, em obras como a de uma ponte ligando a Avenida das Lagoas à Avenida Otávio Malta. Amanhã, representantes da empresa vão se reunir com a CET-Rio para definir outras intervenções a serem feitas, de acordo com o dimensionamento dos impactos da inauguração do ParkShopping.
Fonte: O Globo
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