Síndicos têm uma nova preocupação relacionada com a saúde
Já foi o tempo em que a maior preocupação dos síndicos em termos de saúde era a dengue. Depois surgiram a zika e a chikungunya. Agora temos o coronavírus. Mas nada de pânico. O importante é tomar as medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus e o aumento do número de casos da Covid-19.
Para esclarecer melhor nossos leitores, entrevistamos a clínica geral dra. Fátima Cardoso, que nos explica: “Antes de mais nada, é preciso ressaltar que estamos falando de um vírus que, como qualquer outro, é mutável – ele se modifica no ambiente em que está –, e, à medida que vai se espalhando nos continentes, vai mudando sua forma de atuação no organismo humano. O coronavírus é um vírus de gripe que se inicia com tosse seca e irritação na garganta. Essa infecção pode atingir todas as mucosas das vias aéreas superiores (seios da face, olhos, garganta, nariz), produzindo inflamação, e prosseguir para o pulmão se a pessoa tiver imunidade baixa ou doença preexistente.”.
Ainda segundo a médica, os grupos de risco que podem ser acometidos por complicações mais sérias – inclusive a morte – incluem pessoas com doenças crônicas, como diabetes melito e doenças autoimunes descompensadas, HIV, câncer e asma: “O problema é que, como qualquer vírus, o coronavírus se propaga com muita facilidade. E a contaminação se dá por meio das secreções orais e nasais; essas secreções passam de pessoa a pessoa, especialmente quem não tem o cuidado de lavar as mãos e espirrar sem cobrir o nariz e a boca. Ao tossir e espirrar, é preciso proteger o rosto com a parte interna do braço dobrado, e não com as mãos, pois a mão fica contaminada”, explica a médica.
Fátima ressalta ainda que superfícies lisas mantêm esse vírus vivo por até 48 horas. Isso significa que não se deve tocar nesse tipo de superfície e depois passar a mão na boca, no nariz ou nos olhos. E se houver necessidade de tocar esses locais, usar antes álcool gel ou líquido 70%.
Na opinião da médica o uso de máscara deve seguir a orientação da Sociedade Brasileira de Infectologia: “as pessoas que estejam em supermercados, ônibus, metrô ou ambientes fechados com outras pessoas devem usar máscaras. Andar na rua de máscara não é obrigatório, desde que se mantenha distância de 1,5 metro para outras pessoas. Isso porque muitas pessoas saudáveis portam o vírus e transmitem a doença. Máscaras de pano que não seja poroso, de face dupla, podem ser usadas. Deve-se lavar a máscara sempre que chegar em casa. Ainda não há medicamento eficaz para a prevenção da Covid-19. O que se fala na medicina clássica é que se deve reforçar a imunidade com a utilização de vitamina C (500mg ao dia), mas isso não é necessariamente uma prevenção contra o vírus da gripe. O coronavírus é um vírus de gripe simples, num país tropical como o nosso, que produz tosse, coriza, secreção nasal e conjuntival. Ele ocasiona garganta irritada também, mas uma pessoa com mais idade ou com doenças crônicas pode se contaminar e vir a apresentar pneumonia grave por processo inflamatório à ação viral, porque a Covid-19 é uma doença inflamatória. Por exemplo, um asmático descompensado pode fazer uma pneumonia, pois ele tem um pulmão com baixa imunidade”, conclui.
O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias, portanto, pessoas que tiveram contato com doentes ou que vieram de locais onde a doença se manifestou devem evitar sair de casa até ter a certeza de que não estão contaminadas.
deixe seu comentário
Ai, que praga!
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!