Blog Condomínio

Blog

Blog

Criação de jardins em pequenos espaços

Soluções completas para seu condomínio

Morar em apartamento hoje em dia não significa mais estar longe do verde das plantas. Aliado ao design, o paisagismo pode ser visto como um toque de elegância, sua casa recebe o charme e a vivacidade das plantas, e combina com todos os estilos de decoração.

O paisagismo e a jardinagem são artes que proporcionam uma ótima maneira de embelezar a residência e torná-la mais confortável, atrativa e bonita. Além disso, fará com que você consiga trazer a presença da natureza para o ambiente, onde geralmente isso não ocorre.

A falta de conhecimento teórico e de experiência prática podem levar a acreditar que o processo é custoso e cansativo. A verdade é que escolher a decoração do seu jardim ou elaborar o projeto de decoração e paisagismo de uma área de sua casa não precisa ser uma dificuldade.

Plantas em apartamento

Se a intenção é criar um espaço dentro do apartamento para cultivar plantas, aproveite um cantinho da varanda ou sacada por conta da ventilação e iluminação. Uma decoração com toques elegantes e alguns elementos neutros vão deixar o ambiente harmonioso. Aposte em objetos coloridos e materiais orgânicos, como madeira ou pedra, de forma pontual. A iluminação valoriza ainda mais esse cantinho e por isso não pode ser esquecida.

Se você ainda acha que não tem esse espaço no seu apartamento, invista em um jardim vertical. Fica um charme e pode ser aliado à decoração.

Em ambientes internos

É possível cultivar plantas também dentro da residência. Pesquise e escolha as espécies que se adaptem a esses ambientes, como por exemplo, pequenos cactos que se adaptam mais facilmente aos banheiros. Já o bonsai pode ser usado em ambientes internos desde que tenha a incidência do sol da manhã ou do final da tarde.

Se você tem um espaço na cozinha com boa iluminação, faça uma pequena horta em vasos. Hortaliças, ervas e pimentas são ideais e deixam a cozinha ainda mais bonita.

Algumas plantas precisam de vasos maiores como a raphis ou o antúrio. Em vasos médios podem ser cultivadas columeias, lírio da paz e samambaias. Já outras, como a azaleia e o bruxinho, precisam de sol frequente. Em ambientes com pouco sol, você pode cultivar a orquídea, por exemplo. Outra dica prática são as plantas que podem ser cultivadas em vasos de água, como o bambu da sorte e a jiboia.

Manutenção

Crie uma rotina de manutenção do seu jardim, seja ele na varanda ou dentro de casa. De preferência a plantas que tenham cuidados parecidos, será mais fácil para lembrar. Molhe, faça a poda frequentemente, a limpeza dos pratos e verifique se precisa de reposição de terra ou algum tipo de adubo.

Procure a ajuda de um profissional

Um profissional que trabalhe com paisagismo tem como ajudar a fazer as escolhas mais apropriadas. Assim, você pode ter a certeza de que suas plantas e flores vão se desenvolver bonitas e saudáveis. Além disso, este profissional pode lhe dar ideias criativas e inovadoras, bem como a melhor forma de aproveitar o espaço.

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade

Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?

Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio

Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL

O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami