A estação mais fria do ano chegou. É o momento de aproveitar o clima em programas aconchegantes e comidas quentinhas. O guarda roupa, a casa, o cardápio se renovam, bem como os cuidados com o nosso corpo para mantermos a beleza e a saúde.
A queda das temperaturas e o clima geralmente mais seco propiciam a tosse, espirros, ressecamento da pele e cabelos e até rugas de expressão! Por isso, confira as nossas dicas para desfrutar do inverno da melhor forma:
Alergias respiratórias
Sintomas de rinite, bronquite e asma costumam aparecer nesta época do ano. Muitas pessoas ainda se queixam de nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse. Veja algumas dicas para evitar estes quadros:
– manter a casa limpa, mas evitando o uso de desinfetante e outros produtos com odor muito forte
– evitar o uso de cortinas de tecido, carpetes, bichos de pelúcia pois concentram muita poeira
– utilizar capas impermeáveis aos ácaros em colchões e travesseiros
– manter a casa arejada, deixando o ar circular pelos cômodos, ao menos uma vez por dia
– ter o hábito de deixar as porta dos armários abertas nos dias de sol para evitar mofo
Cabelos
É comum no inverno tomarmos banhos bem quentes. Porém, a água em temperaturas altas danifica bastante os fios, bem como a pele (veremos isso um pouco abaixo). Ela provoca o ressecamento dos cabelos e, ao mesmo tempo, estimula o couro cabeludo a produzir mais oleosidade, o que pode deixá-lo com aspecto sujo. Além disso, a soma da água muito quente com o clima seco propicia o aparecimento de caspa.
O ideal, portanto, é não exagerar na temperatura da água e manter os cabelos sempre limpos.
Lábios
O vento frio, a poeira, a poluição e a baixa umidade provocam o ressecamento dos lábios. É comum haver queimaduras pelo frio e rachaduras, que às vezes até sangram. Para que isso não ocorra, em primeiro lugar deve-se evitar passar a língua. A utilização de filtros solares labiais e a ingestão de bastante água também podem ajudar bastante a manter a hidratação em dia.
Pele
A hidratação da pele se torna um fator ainda mais importante nesta época do ano. Isso porque a umidade diminui e as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados, com menos circulação de ar.
Então, a dica é beber muita água e ingerir frutas legumes e verduras. Gorduras boas como abacate, coco, castanhas, manteiga também ajudam a manter a pele saudável. Além disso, evitar os banhos muito quentes e não dispensar produtos para hidratação/proteção, principalmente no rosto, nestes dias mais frios.
Olhos
A baixa umidade do ar, no inverno, pode comprometer a visão podendo ocasionar ressecamento. A diminuição da produção da lágrima ou a piora da qualidade de lubrificação levam à sensação de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade à luz. Para evitar, a utilização de colírios específicos ajudam bastante. Consulte um oftalmologista.
deixe seu comentário
posts relacionados
5 Razões para investir em imóveis e garantir alta rentabilidade
Prepare-se para descobrir como comprar um imóvel pode não apenas aumentar seu patrimônio, mas também trazer estabilidade financeira a longo prazo.
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!