Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Da utopia à realidade: fazendas de energia solar abastecem condomínios no Brasil

Banner Revista

A energia solar tem ganhado destaque como uma das soluções mais viáveis para enfrentar os desafios ambientais e econômicos da atualidade. No Brasil, com sua vasta incidência solar, a geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos vem crescendo de forma acelerada. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que, em 2023, o país superou a marca de 30 gigawatts (GW) de capacidade instalada, consolidando-se como um dos líderes globais nesse setor. Além de ser uma fonte renovável e limpa, a energia solar permite significativa redução de custos para os consumidores e promove maior autossuficiência energética.

Em condomínios residenciais, por exemplo, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais comum, garantindo economia na conta de luz, valorização dos imóveis e redução do impacto ambiental. A combinação entre sustentabilidade, eficiência e inovação faz da energia solar uma peça-chave na construção de um futuro mais verde e econômico.

Condomínios que não dispõem de espaço físico para instalar painéis solares podem recorrer às fazendas de energia solar como alternativa sustentável. Essas fazendas geram eletricidade em grande escala, de modo que os condôminos adquiram cotas de produção e utilizem essa energia limpa em suas unidades. Essa solução inovadora não só possibilita economia na conta de luz, como também contribui para a preservação ambiental, sem a necessidade de infraestrutura própria no local.

Cadu Cerizze, diretor Comercial e de Inovação da Hum Energia, empresa parceira da Cipa, fala um pouco mais sobre as diferenças entre os modelos de fornecimento de energia solar para condomínios: “A fazenda solar remota permite a geração de crédito e economia para o cliente sem obra, sem investimento ou qualquer dor de cabeça. O condomínio não precisa fazer nada na Light. Já as instalações no telhado exigem investimento e empresas sérias para se evitarem desastres. Além disso, de modo geral, os prédios têm pouco espaço livre para conseguir instalar as placas fotovoltaicas e atender a toda a demanda de energia. Vale destacar que, com os prédios altos e a maresia do Rio de Janeiro, os riscos são ainda maiores. E com as fazendas que a Hum oferece, temos como gerar desconto e energia limpa de forma imediata.” 

Com o crescimento da demanda por energia limpa e da necessidade de reduzir custos, condomínios no Brasil têm buscado alternativas sustentáveis, como a contratação de energia solar proveniente de fazendas solares. Para aqueles que não possuem espaço físico para a instalação de painéis, as fazendas solares oferecem uma solução prática e eficiente. A Hum Energia, especializada no setor, é uma das empresas que disponibilizam esse modelo de geração de energia, proporcionando economia e sustentabilidade de forma acessível. Segundo Cadu, “existem muitos modelos de contrato, e oferecemos opções em que a economia pode ultrapassar 30%”. Além disso, a empresa possibilita que condomínios experimentem o serviço com uma economia inicial de 10%, sem burocracia. “Nossos clientes de longo prazo estão, neste momento, livres da bandeira vermelha. Ainda mais economia!”, ressalta o diretor.

A empresa garante a estabilidade do fornecimento de energia, por meio de usinas construídas com tecnologia de ponta e mantidas por uma equipe própria. “Com mais de cinco anos de experiência em usinas no Rio de Janeiro, nosso histórico mostra que nossas fazendas são altamente eficientes. No ano passado, por exemplo, produzimos, em média, 110% do previsto”, explica ele. Esse desempenho é garantido pela operação e manutenção constantes, realizadas de forma “on-time e on-line”.

O processo de adesão ao serviço é simples. O condomínio precisa apenas enviar uma conta de luz para que a Hum Energia calcule a média de consumo e prepare uma proposta adequada. “Não existe custo no processo de adesão”, destaca o diretor. Além disso, o modelo oferecido pela empresa é transparente, já que a própria conta de luz da distribuidora local (como a Light, no Rio de Janeiro) mostra os créditos injetados pela energia solar, permitindo que o cliente acompanhe seu consumo de forma clara.

A Hum Energia também disponibiliza contratos de longo prazo, que trazem benefícios adicionais aos condomínios. “Nosso contrato de longo prazo possui descontos maiores no início e que aumentam com o tempo. A relação melhora para o condomínio com o passar dos anos”, afirma o diretor.

Com mais de 250 clientes, a maioria deles condomínios residenciais, a Hum Energia tem experiência em auxiliar síndicos na comunicação com os condôminos, seja em assembleias ou por meio de relatórios mensais. “Sabemos falar numa linguagem que traz confiança e transparência, além do desconto”, enfatiza Cadu, destacando a importância de educar os condôminos sobre as vantagens da energia solar.

A empresa está otimista quanto ao crescimento da demanda por energia oriunda de fazendas solares, especialmente com o aumento do uso de carros elétricos e outros equipamentos que demandam mais energia. “O modelo de fazendas solares remotas é a forma mais democrática de oferecer desconto e energia limpa juntos”, afirma o executivo. Para atender a essa crescente demanda, a Hum Energia planeja entregar cinco novas usinas ainda este ano e mais cinco no próximo.

Com essa combinação de economia, sustentabilidade e transparência, a contratação de energia solar de fazendas remotas torna-se uma opção viável e vantajosa para condomínios de todos os tamanhos, ajudando-os a reduzir custos e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Condomínios estão aderindo cada vez mais à energia remota

A busca por alternativas para diminuir os custos em condomínios tem levado muitos síndicos a considerar o uso de energia solar. No Edifício Lagoa Azul, o síndico Reginaldo Serpa decidiu investir em energia solar remota para diminuir as despesas do condomínio, sem a necessidade de um grande investimento inicial. “Nosso objetivo era reduzir os custos de energia e evitar os impactos das bandeiras tarifárias amarela e vermelha”, explicou Serpa. A solução veio por meio da Hum Energia Solar, que entrou em contato com ele depois de uma pesquisa on-line e apresentou uma proposta atraente. 

Desde o início, o condomínio já começou a sentir os benefícios da mudança. “A cada ano, o custo-benefício fica ainda melhor, pois o aumento da energia pela concessionária é sempre maior do que o índice utilizado pela Hum”, destacou. Esse ponto é um diferencial importante para a gestão do condomínio, já que facilita a previsão orçamentária, com reajustes baseados no IPCA, e garante maior controle das despesas com energia. 

A transição para a energia solar remota não enfrentou grandes desafios, nem objeção por parte dos moradores. “Não houve nenhum tipo de resistência. O projeto foi apresentado em assembleia e aprovado por todos os condôminos”, comentou o administrador. Além disso, a implementação do sistema foi simples, já que as placas solares estão instaladas em fazendas localizadas em outros municípios, sem a necessidade de adaptações na infraestrutura do condomínio.

Com dois anos de contrato, o Edifício Lagoa Azul já economizou mais de R$ 50 mil em custos com a energia elétrica, segundo Serpa. Essa economia é informada aos moradores nas assembleias ordinárias, por meio da previsão orçamentária. 

Serpa também acredita que o uso de energia solar remota valoriza as unidades do condomínio, além de ser um atrativo sustentável para possíveis compradores. Para outros síndicos que consideram essa opção, ele reforça os benefícios: “Sempre comento sobre a redução de custos e a facilidade de fazer a previsão orçamentária.”

A experiência do Edifício Lagoa Azul demonstra como a energia solar remota pode ser uma solução eficiente e econômica para condomínios, proporcionando reduções de custo significativas sem a necessidade de grandes mudanças estruturais ou investimentos iniciais elevados.

 

Serviço:

Hum Energia
(21) 96731-7344
humenergia.com.br
@humenergia

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro

Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro

Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!

Tá calor?

Tá calor?

Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!

Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ

Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ

Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!

Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores

Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores

Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami