Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Como saber se a parte elétrica do condomínio está funcionando corretamente?
Você já se imaginou vivendo sem energia elétrica? Não tem como, é praticamente impossível. E a demanda por eletricidade dentro das unidades residenciais aumentou muito nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Pereira Passos, de 1980 a 2019 (último ano da pesquisa), o consumo de energia por habitante na cidade do Rio de Janeiro subiu mais de 30%. Ainda mais com a nova realidade pós-pandemia, que fez com que muita gente trabalhasse de casa.
Etyvin Müller Steckel é coordenador de Operações Técnicas da Eletricca. Para ele, “a pandemia de Covid-19 mudou permanentemente os hábitos das pessoas. Antes da doença, a maior parte da população ficava o dia todo fora e só chegava em casa à noite. Agora aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, computadores ficam ligados o dia todo, o que ajuda a sobrecarregar o sistema elétrico dos condomínios, causando, inclusive, crescimento de acidentes em prédios residenciais”.
E esse aumento de consumo vem também pela evolução tecnológica, inclusive dos sistemas utilizados pelos condomínios. Câmeras de segurança, portões elétricos, iluminação nas áreas de lazer, carregadores veiculares, painéis solares, diversas bombas, elevadores etc. Dentro dos apartamentos, é incontável o número de eletrodomésticos e eletrônicos. Então, mais do nunca, a manutenção dos quadros de energia precisa estar em dia.
Renata Rangel é sócia da Eletro Palma Serviços Elétricos Ltda. Ela afirma que “por causa dos novos aparelhos eletroeletrônicos que passamos a adquirir, há uma sobrecarga nos PCs de luz, que não estavam preparados para essa demanda tão alta”.
A solução para o problema, segundo a sócia da Eletro Palma Serviços Elétricos, é fazer a manutenção periódica e, quando necessário, trocar os quadros de energia. Para isso é preciso contratar uma empresa especializada e capacitada “para elaborar um projeto de reforma ou troca do PC de luz. Esse projeto é submetido à concessionária local, que vai avaliar se atende às normas técnicas. Depois de sua aprovação, a empresa contratada deverá implantar o novo padrão no condomínio exatamente conforme o aprovado. Assim, é muito importante que o síndico busque empresas com boas referências no mercado para não cair em ciladas. Mas, atenção! Com o PC de luz atualizado, os apartamentos estão mais protegidos, porém não estão livres de risco, pois ainda temos sob responsabilidade dos proprietários os cabos que vão do PC de luz ao quadro elétrico de distribuição do apartamento e seus circuitos internos. Estes também precisam de atenção. Há instalações antigas com cabos de pano”.
Mesmo sendo essencial, a rede elétrica muitas vezes ainda é deixada de lado pelos administradores dos condomínios. Como ficam longe dos olhos, geralmente não fazem parte da prioridade na hora das reformas. O que é um grande risco.
No início de 2023, a empresa Eletricca recebeu um chamado para fazer a troca de toda a parte elétrica de um condomínio em Copacabana. “Queimaram todos os medidores, tudo foi consumido pelo fogo. Por pouco não houve uma tragédia. Os moradores passaram uma semana sem energia. O quadro era de madeira, o que não é ilegal, mas tem riscos”, conta Etyvin. Para Renata Rangel, “a adequação dos painéis de medição e proteção (PC) aos padrões atuais é uma recomendação para proteger as instalações elétricas contra corrosão, por causa do enxofre e da maresia, garantir melhor eficiência no fornecimento de energia e evitar perdas por causa da sobrecarga no sistema elétrico, além de proporcionar maior segurança contra incidentes elétricos (curtos-circuitos, incêndio em razão de sobrecarga etc.)”.
Apenas os prédios mais antigos ainda possuem PC de luz de madeira. Os painéis de hoje são blindados e já vêm com tecnologia de ponta, com respeito ao limite de carga disponibilizado pela rede da concessionária.
Marcelo Ribeiro é síndico profissional e dono da empresa SindicoRio. Administra 21 condomínios, a maioria na zona sul da cidade. Em 11 deles, Marcelo já fez a reforma do PC de luz, sempre por prevenção. Mas ele admite que não é fácil convencer os moradores. “É um problema para o síndico porque as pessoas só querem fazer as obras urgentes. Mas, para mim, a parte elétrica é essencial por conforto e segurança. Agora, quando os proprietários não querem reformar de jeito nenhum, eu indico que seja feita uma manutenção periódica nos quadros de madeira, sempre com uma empresa especializada, que fazem relatórios e alertam para possíveis riscos.”
Lucas Mello, coordenador comercial da Eletricca, afirma que “se não houver a troca, é necessário que as entradas de energia sejam vistoriadas periodicamente para diminuir possíveis casos de sinistro. A falta de manutenção é uma das principais causas dos princípios de incêndio”. Etyvin alerta que sempre se deve chamar uma empresa especializada. “Com eletricistas, engenheiros e um corpo técnico que tenha grande conhecimento no assunto. Só essas empresas produzem relatórios confiáveis que vão demonstrar se o PC está funcionando de forma correta.”
A autovistoria também ajuda na diminuição de acidentes. Assim como a estrutura do imóvel, a parte elétrica tem um tempo de vida que deve ser respeitado. O síndico Marcelo alerta para outros problemas que podem gerar pane. “Já passei por dois casos de queima de portão; em um deles, uma lagartixa entrou na caixa e causou o dano. Para os casos normais, o laudo técnico de autovistoria serve como uma orientação do que precisa de reparos. Para isso não abro mão de chamar uma empresa especializada para fazer os relatórios e a manutenção. A gente mora em uma cidade que tem maresia, o que diminui a vida útil dos equipamentos. Isso não é só para os prédios antigos, não, os novos também precisam de cuidados. O princípio é o mesmo para os dois casos.”
A sócia da Eletro Palma Serviços Elétricos Ltda. ainda lembra que as seguradoras não cobrem os danos no condomínio se entenderem que houve negligência. “Qualquer seguro vai verificar as condições básicas das instalações elétricas. Por isso eu oriento meus clientes a fazerem a manutenção preventiva 12 meses depois da reforma no PC de luz do condomínio. Essa conservação deve ser realizada por empresa especializada e capacitada e com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).”
A manutenção preventiva e periódica do quadro de luz não só garante, de forma segura, a correta distribuição da energia elétrica, como também protege o condomínio dos riscos de curto-circuito e sobrecarga que podem provocar incêndios de grandes proporções.
Marlon Rosalvos é gerente da Cipa Corretora de Seguros. A corretora oferece vários tipos de seguro para condomínios e residências. Para Marlon, o risco de incêndio e outros acidentes elétricos é bastante diminuído quando a manutenção do sistema elétrico é feita de forma preventiva e adequada. “O síndico deve estar muito atento a regulamentos e normas técnicas, e o ideal é que seja sempre assessorado por um especialista para o devido acompanhamento da manutenção da parte elétrica do condomínio. Assim como também deve ser assessorado por um corretor experiente e especializado em seguros de condomínio, para auxiliar no entendimento, na escolha e na contratação das coberturas corretas e necessárias ao condomínio.”
Serviço:
Cipa Corretora de Seguros
cipacorretora.com.br | (21) 2196-5115/99824-5493
Eletricca
eletricca.com.br | (21) 2042-0297/96479-3124
Eletro Palma Serviços Elétricos Ltda.
eletropalma.com.br | (21) 3495-8737/3100-0057/96468-9227
deixe seu comentário
Manutenção dos jardins
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!