Com o verão batendo à porta, o Rio de Janeiro já registra aumento dos casos de dengue. A estação mais quente e chuvosa do ano por si só já reúne as condições propícias para a proliferação do mosquito da dengue, o famoso Aedesaegypti.
E o que anda preocupando as autoridades é que o verão ainda nem chegou e os dados já apontam uma situação alarmante. Números do Observatório Epidemiológico (Epi-Rio) da Prefeitura mostram que, de janeiro a setembro de 2022, a quantidade de infectados já supera em 451% o total de diagnósticos feitos em todo o ano passado. Fora da capital, as regiões com maior incidência são o Noroeste e o Norte Fluminense, com taxas de 371,94 e 147,13 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.
Além de mais casos, a doença voltou a provocar mortes no município. Este ano, foram quatro; no ano passado, duas. Durante cinco anos, entre abril de 2016 e março de 2021, nenhum óbito causado pela doença havia sido registrado na cidade. No estado, foram 12 mortos. Já em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde, 504 pessoas morreram de dengue no primeiro semestre deste ano, mais que o dobro de 2021.
A zona oeste concentra mais da metade dos casos deste ano. Foram 2.730, uma média de dez por dia. Em relação a todo o ano passado, o crescimento já é de 300%. Do outro lado da cidade, na região central – que inclui Santa Teresa, Rio Comprido, Paquetá, São Cristóvão e a Zona Portuária –, houve apenas 152 exames positivos para dengue. No ano anterior, tinham sido 55. Os bairros da Tijuca e de Vila Isabel aparecem em seguida, com 180 registros, contra apenas 20 em 2021. O crescimento também foi acentuado na zona sul: de 54, em 2021, para 369 casos nos primeiros nove meses deste ano.
Não facilite! Cada um deve fazer sua parte e evitar águas paradas em suas unidades e nas áreas comuns.
deixe seu comentário
Criptomoedas podem pagar IPTU
Copa do Mundo no condomínio
posts relacionados
Inspeção periódica de gás é lei
A inspeção periódica de gás agora é lei. É importante que síndicos e moradores saibam que a Naturgy não faz esse tipo de trabalho, mas há empresas devidamente credenciadas... Saiba mais!
Copa do Mundo no condomínio
A Copa do Mundo é sempre um momento de alegria para os brasileiros, mas é importante garantir a segurança, tranquilidade e harmonia dentro dos condomínios. Essa tarefa deve partir... Saiba mais!
Criptomoedas podem pagar IPTU
Empresas especializadas em operações com criptomoedas vão poder se cadastrar no município para oferecer a seus clientes a possibilidade de pagar o IPTU 2023 com moeda digital. Com a... Saiba mais!
Censo 2022
O Censo 2022 está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1º de agosto, após dois anos de atraso causado pela pandemia e por problemas... Saiba mais!