Blog Condomínio

Blog

Geral

Descarte de pilhas e baterias

Banner Revista

Saiba como descartar pilhas e baterias usadas e conheça seus malefícios ao meio ambiente

Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais. É necessária a adequada disposição de materiais, cujos resíduos tóxicos representam um risco ao meio ambiente e à saúde pública, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas inadequadamente no meio ambiente.

Materiais coletados

Pilhas e baterias

Sistemas oferecidos por organizações provadas recolhem todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.

Lembre-se: como determinado pela legislação ambiental (Resolução Conama 257 de 30/06/1999), pilhas e baterias com peso superior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5 cm x 8 cm devem ser devolvidas ao local da compra ou encaminhadas diretamente ao fabricante. O mesmo deve ser feito com baterias de chumbo ácido de qualquer tamanho, usadas em motocicletas, alarmes, celulares rurais e automóveis.

Saiba mais sobre o programa Papa-pilhas do Banco Real. Clique Aqui

Por que reciclar pilhas e baterias?

O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plásticos, vidros, alumínio, ferro e outros materiais, mas reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é uma prática comum entre nós e descartá-las de forma incorreta é extremamente perigoso já que os metais pesados existentes em seu interior não se degradam e são extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: chumbo, cádmio e mercúrio, além manganês, cobre, níquelm cromo e zinco.

Riscos ao meio ambiente e à saúde

Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.

Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo córregos e riachos. A água contaminada acaba atingindo a cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Cipa, 70 anos de história em bons serviços

Cipa, 70 anos de história em bons serviços

A história da Cipa começou em 1954 pelas mãos de Mario Mendonça, que já era um empresário consagrado e detentor de vários negócios – sem dúvida, um homem à... Saiba mais!

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

A prefeitura do Rio anunciou, em 10/12/2020, novas medidas para conter a disseminação da Covid-19. Entre elas, estão a suspensão das áreas de lazer (vias que ficam fechadas aos... Saiba mais!

IMPERMEABILIZAÇÃO

IMPERMEABILIZAÇÃO

Consulte os fornecedores que prestam serviços de impermeabilização. Destaque: Fortekk Soluções modernas e inovadoras para seu condomínio, proporcionando ao cliente, qualidades em serviços e produtos, contribuindo para a organização... Saiba mais!

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

O prazo de entrega da EFD-Reinf é dia 15 de cada mês ou o dia útil imediatamente anterior, quando o dia 15 não for dia útil? Até que dia... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami