O Dia do Síndico e o aniversário da Cipa serem no mesmo dia, 23 de abril, não foi mero acaso, teve um objetivo preciso. Nossa ligação com nossos clientes vai muito além do comercial: cultivamos relações de amizade desde a fundação da empresa, em 1954.
Temos clientes com mais de 50 anos de empresa, a maioria está conosco há 10, 20 ou 30 anos. Eu e meu irmão Mário fomos fazendo a empresa crescer aos poucos – começamos com 20 clientes, daqui a pouco eram 50, 100, 200… Hoje a Cipa tem mais de 1.300 condomínios administrados.
Nossa relação de amizade se estende a nossos funcionários. Temos aqui colaboradores que começaram como aprendizes e hoje estão com quase 70 anos e ainda na ativa, conosco!
Temos muita história para contar. Somos da época em que não havia inflação e as cotas condominiais eram cobradas por trimestre! Já tivemos, há muitos anos, uma ou duas filiais, mas depois percebemos que ter somente a matriz trazia os clientes para perto de nós, e as filiais não tinham essa característica.
Os tempos foram evoluindo e chegamos à era dos computadores. E como nos ensina a Lei de Moore – a respeito da evolução da tecnologia –, o crescimento exponencial nos proporcionou um salto tecnológico nunca antes imaginado e que culminou na disrupção técnica em várias áreas. Empresas como Kodak, Blockbuster e muitas outras viram isso de perto.
Porém, a área de condomínios não é disruptiva. Não por falta de tentativa, fizeram pacotes tecnológicos na esperança de suprir uma administradora, mas não conseguiram, pois essa área é algo muito adaptável, pessoal.
Imagine que o condomínio seja um pequeno município; o síndico, um prefeito e que o poder público criou todo tipo de leis e impostos que se entrelaçam e demandam responsabilidades diretas para os síndicos, com compromissos de todo tipo: civis, fiscais e até criminais. São necessários técnicos e gestores atuando numa competente e sólida empresa de administração.
Nada de errado há em contratar um síndico profissional, mas ele deve ser apoiado por uma empresa de administração. A responsabilidade jurídica (civil, fiscal e criminal) é do síndico, que repassará todo tipo de evento a essa empresa com patrimônio sólido e forte financeiramente, para que possa responder pela administração.
Quando o síndico vai escolher uma administradora, ele observa que as propostas das consideradas grandes (com 30 anos ou mais) são praticamente iguais e com os mesmos serviços e obrigações. Porém, há preços apresentados pelo mercado que, às vezes, são até 50% menores, e essa diferença pode se refletir em prejuízos irrecuperáveis.
Um exemplo de serviço que vem sendo oferecido por muitas administradoras são os apps. Mas eles, na maioria das vezes, têm funções limitadas por serem agregados de terceiros. O app da Cipa é exclusivo porque foi criado pela equipe interna de TI e está em constantes adaptações, de acordo com as necessidades de nossos clientes. Fizemos grandes investimentos em tecnologia nos últimos cinco anos.
Por mais que a tecnologia seja primordial, as relações humanas na Cipa são fundamentais. Nesse sentido, nos orgulhamos de nossa tradição e desejamos a todos um ano de equilíbrio em seus condomínios. Parabenizamos os síndicos por seu dia e agradecemos a confiança depositada em nossos serviços!
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!