Ser síndico de um condomínio é como administrar uma pequena empresa. A função envolve conhecimentos e atividades no âmbito administrativo, jurídico, técnico e humano. Alguns pontos básicos ajudam o síndico a estabelecer uma gestão eficiente.
Regulamentação
Além de conhecer bem a convenção do condomínio, o síndico tem o embasamento do Código Civil, que traz um capítulo dedicado ao tema. Os condôminos devem ser estimulados a ler o regulamento interno e precisam ser comunicados por escrito das decisões em assembleia.
Ações preventivas
O síndico deve se programar para realizar rondas mensais com o zelador para inspecionar a edificação e conferir a situação de cada andar, da sala de máquinas, do topo do edifício, das áreas comuns e espaços de lazer.
Quando o síndico age preventivamente na manutenção da estrutura do condomínio, os esforços e impactos financeiros acabam sendo menores que nas intervenções de emergência.
Estabelecer contratos com empresas especializadas para a manutenção de elevadores, bombas d´água, portões eletrônicos, interfones, piscinas e jardins é bastante recomendável.
Gestão participativa
A gestão participativa através da criação de comissões para tratar assuntos específicos do condomínio traz mais respaldo às decisões e otimiza a rotina de administração.
Envolver os moradores em campanhas de caráter educativo, ambiental e social, além de criar ações voltadas para grupos como crianças e idosos contribui para maior integração dos moradores nos assuntos pertinentes à comunidade condominial.
Comunicação
Estabelecer estratégias e ações para manter uma comunicação frequente e fluida com os condôminos confere mais eficiência e honestidade à gestão do síndico. Recomenda-se manter um cadastro dos moradores para facilitar a comunicação e trazer mais segurança a todos.
Os horários e formas de atendimento aos condôminos precisam ser claramente definidos, e o zelador deve orientar que sugestões e críticas sejam registradas no livro.
Leia mais: A importância da transparência na prestação de contas. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!
5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel
Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!