Basta o final do ano se aproximar para que o calor chegue junto. Com o verão cada vez mais próximo e a temperatura subindo, a piscina do condomínio passa a ser uma excelente opção de lazer. Refrescar-se naquela água geladinha é uma boa solução para amenizar o calor escaldante de algumas cidades. Mas, para aproveitar a piscina de forma mais sustentável, é preciso tomar algumas atitudes essenciais. Confira a seguir.
-
Cubra a piscina:
A evaporação é um dos principais fatores que causam desperdício de água nas piscinas. Para evitar que isso aconteça, cubra a piscina com uma lona ou capa sempre que ela não estiver em uso. Além de reduzir a evaporação de 30% a 50%, a cobertura ajudará a manter a piscina limpa e a temperatura da água constante.
-
Fique atento a possíveis vazamentos:
Os vazamentos são grandes vilões de desperdício de água nos condomínios e, na piscina, não é diferente. Uma dica bacana é acompanhar o nível da água da piscina e, caso ele apresente uma queda brusca, pode haver vazamento.
Vale lembrar que, em dias muito secos e quentes, é comum o aumento da evaporação e, consequentemente, a diminuição do nível da água, que pode cair até 5cm.
-
Ainda na dúvida? Faça o teste do balde:
Às vezes, encontrar um vazamento não é tarefa fácil, mas um teste muito simples pode ajudar nessa missão. Siga os passos abaixo:
-
Pegue um balde, encha-o com água da piscina e marque seu nível com uma caneta.
-
Use a mesma caneta para marcar o nível da água da piscina.
-
Coloque o balde ao lado da piscina por um período de 24 a 48 horas.
-
Após este período, verifique os níveis de água. Se a água da piscina baixou muito mais do que a do balde, possivelmente há um vazamento.
-
Faça a manutenção preventiva
É muito importante verificar se a bomba e o filtro estão funcionando de forma eficiente. Quando esses equipamentos não estão operando de maneira adequada, o gasto com água aumenta de forma significativa.
-
Algumas características podem acelerar o processo de evaporação
Borda infinita e cascatas costumam deixar a piscina ainda mais bonita, mas, por aumentarem a agitação da água e, consequentemente, o contato com o ar, elas aceleram a evaporação da água. Além disso, aquecer a água da piscina também favorece a evaporação. Para diminuir a quantidade de água perdida, esses recursos devem ser evitados em dias secos e quentes.
-
Somente pessoas capacitadas devem cuidar da piscina
A água límpida e cristalina, além de ser bastante convidativa, é fundamental para a saúde dos banhistas. Por isso, a limpeza da piscina deve ser realizada com frequência por pessoas capacitadas para isso.
-
Reaproveite a água da piscina do condomínio
Sempre que for necessário trocar a água da piscina, não desperdice jogando-a pelo ralo! Reaproveite esta água para limpar as áreas comuns do prédio!
No verão, calor e piscina dão match (risos)! Mas, como sempre é possível tornar nossos dias mais sustentáveis, siga as nossas dicas, refresque-se e economize água na piscina do condomínio!
Fonte: Blog Condomínios Verdes
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!