A empresa Starboard Restructuring Partners entregou, no dia 22/05, uma proposta para aquisição da parcela da Odebrecht TransPort na SuperVia, que administra os trens urbanos em 12 municípios do Estado do Rio. De acordo com fontes próximas às negociações, porém, não foi apresentado o pedido formal. A Starboard teria apenas feito uma apresentação e solicitado maiores detalhes sobre a SuperVia. Nessa documentação não estaria expresso um valor de aquisição.
A Odebrecht, porém,espera que, nos próximos dias, o grupo apresente uma proposta formal, com valores.
A Odebrecht TransPort e a Starboard não quiseram comentar o assunto.
Criada em 2017, a Starboard presta consultoria financeira com foco em reestruturação a empresas. Além disso, a companhia, comandada por Fábio Vassel e Warley Pimentel, que vieram do banco Brasil Plural, também tem como objetivo adquirir fatias de companhias em variados setores. No ano passado, a Starboard conseguiu musculatura com a entrada do fundo Apollo, que comprou 20% das ações da empresa. O Apollo gere mais de US$ 250 bilhões no mundo.
Segundo fontes, a Odebrecht, controladora da SuperVia, estava sendo pressionada por credores para acelerar a venda da empresa. Esse processo se arrasta há cerca de dois anos. A venda dos ativos visa a restabelecer o equilíbrio financeiro da Odebrecht, afetado pela Operação Lava-Jato, na qual o conglomerado assumiu pagar propinas em seus contratos.
A SuperVia, por sua vez, enfrenta uma disputa judicial com a Light. Com o argumento de haver um desequilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão devido ao aumento das tarifas de energia acima da inflação em 2015, que não pôde repassar, a SuperVia cobra do governo uma compensação. Em 2016, por causa dessa disputa, a Light chegou a pedir a falência da SuperVia.
Especialistas lembram que o novo controlador da SuperVia terá de assumir as dívidas.
O Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes, chegou a apresentar uma oferta pela SuperVia há alguns meses. A Odebrecht, no entanto, considerou o valor baixo e não aceitou.
Fonte: O Globo
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!