Sustentabilidade e economia sem complicações e sem investimento
Há muito tempo se ouve falar de energia solar, porém, há anos, isso era algo impensável por exigir um investimento alto. A diferença é que, agora, ela é uma realidade ao alcance de todos. Pelo menos com a Hum Engenharia.
Por isso a Cipa firmou parceria com a Hum. Agora os condomínios já podem contar com soluções completas que unem sustentabilidade, autonomia e economia. Para tanto, a empresa oferece dois tipos de contrato para os clientes: o tradicional, em que as placas fotovoltaicas são instaladas no prédio ou no condomínio, e outro modelo, por meio do aluguel de usinas de energia solar da empresa. Esse último é um modelo inovador para disponibilizar energia solar até mesmo para quem não tem espaço para instalar as placas fotovoltaicas.
Nas grandes cidades, é natural que a maioria dos prédios não tenha tanto espaço disponível para instalar uma quantidade suficiente de placas, por isso a Hum se utiliza do aluguel das fazendas remotas.
As fazendas estão localizadas em regiões rurais do estado do Rio de Janeiro (sempre em áreas de concessão da Light) e, dessa forma, podem compartilhar a energia gerada com os imóveis que pagam pelo serviço de aluguel à Hum. Resumindo, essas fazendas produzem energia para ser convertida em créditos e atender aos imóveis que contratam a empresa.
Esse sistema é legalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Hum Engenharia atende a todas as cidades do estado do Rio de Janeiro que têm abastecimento de luz pela concessionária Light.
Por meio de estrutura instalada estrategicamente e operada pela Hum, o condomínio se conecta diretamente a essas fontes de energia limpa e renovável, sem a necessidade de obras ou investimentos adicionais. Mas o melhor mesmo é que o condomínio não precisa investir nem um centavo em placas, nem se preocupar com a manutenção delas.
Quando a Hum é contratada, ela faz uma análise do tamanho da fazenda solar que vai precisar ser utilizada e, a partir daí, calcula o valor do aluguel. O contrato é de dez anos e, durante esse período, a empresa assume o compromisso de entregar um desconto anual de, no mínimo, 10% do valor da conta de luz do condomínio. E, o melhor, o condomínio não precisa sair da Light e não tem que colocar nenhum medidor de energia. Não precisa de nenhuma obra física. Toda a manutenção está embutida no valor do aluguel.
As vantagens não param por aí. Em 2023, o Governo Federal incluiu o segmento de painéis fotovoltaicos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), o que zera a cobrança dos tributos federais IPI e PIS/Cofins até dezembro de 2026. Antes, as alíquotas cobradas eram de 6,5% de IPI, 9,65% de Cofins e 6% de Imposto de Importação. Com menos impostos e a diminuição dos custos de produção, o preço do produto final também diminui.
Breno Osthoff, síndico do Condomínio Pio Correa, na zona sul carioca, aderiu ao formato de aluguel das fazendas remotas da Hum e está otimista. “Escolhi essa empresa basicamente pela proposta de não precisar de investimento para conseguir redução na conta de luz e transformar nossa matriz em uma matriz limpa. Não precisaremos instalar nada aqui no terraço e não teremos problemas nem com sombra. Muito mais simples o processo. Conseguimos, ao mesmo tempo, ficar amigos do meio ambiente e gerar economia que pode ser revertida em outras melhorias para o condomínio”, comemora.
Você também pode se beneficiar! Entre em contato com a Hum Engenharia e gere economia para seu condomínio.
Serviço:
Hum Energia
humenergia.com.br
(21) 3443-5328 (WhatsApp)
deixe seu comentário
Vida nova aos jardins
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!