Redução na conta de luz em condomínio em Niterói pode chegar a quase 70%
Já imaginou o condomínio onde você mora produzindo a própria energia? Isso já é possível e está ao alcance de todos. A utilização de energia solar está se expandindo em todo o mundo e aqui no Brasil não é diferente. As vantagens vão desde a economia na conta de luz e a autonomia energética até o impacto zero para o ambiente. Por isso não só indústrias e empresas, mas também os condomínios residenciais estão apostando na mudança. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a adesão ao sistema cresceu mais de 200% em 2019, totalizando mais de 100 mil novas instalações.
Uma pesquisa realizada, em 2020, pelo Ibope apontou que 90% dos brasileiros gostariam de substituir o consumo de energia elétrica por uma fonte de energia renovável.
A empresa Insole Energia Solar é pioneira e especializada no assunto. No mercado desde 2013, já foi responsável por mais de 3 mil projetos executados no Brasil. E para quem acha a proposta legal, mas acredita que seja muito caro, as condições apresentadas pela empresa podem fazer você mudar de ideia.
A Insole é uma clean fintech – termo que surgiu da união das palavras em inglês clean (limpo – energia limpa), financial (financeiro) e technology (tecnologia) –, isto é, é uma empresa que financia soluções de energia solar para os clientes. De acordo com Carlos Coutinho, diretor comercial da franquia da Insole no Rio de Janeiro, o condomínio não precisa ir ao banco pedir empréstimo para arcar com o serviço. Isso porque a própria empresa tem um fundo de investimento – Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), o primeiro do Brasil sacramentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – que financia toda a instalação, e o cliente ainda pode pagar em até 10 anos.
O diretor comercial do Rio explica ainda que, no fim do financiamento, o equipamento é do condomínio e não é necessário investimento inicial. “Nosso diferencial derruba qualquer negatividade. Instalação zero, gasto zero, conta zerada, contrato direto com a empresa. A empresa tem o selo da ONU de energia renovável. Sendo assim, o imóvel passa a ser mais valorizado porque gera a própria energia sem prejudicar o meio ambiente. Uma ação importante para o mundo de hoje, em que as questões ambientais são de extrema importância para a sobrevivência da humanidade.”
Além de colaborar com o ambiente, a Insole está saindo na frente mais uma vez e lança, em 2021, mais um benefício. Por meio de um serviço de portabilidade, a empresa oferece desconto ou crédito para o cliente. Quem escolher o crédito, vai poder transformar o custo da energia solar em uma “moeda” que pode ser usada em uma rede de empresas credenciadas pela Insole. O diretor comercial nacional da empresa, Daniel Jesus, explica que o modelo funciona como o das operadoras de telefonia, em que os clientes têm vantagens que geram desconto ou podem ser trocadas por produtos.
Ainda segundo o diretor comercial da Insole, esse crédito pode ser revertido em melhorias para o próprio condomínio. “O custo de energia do cliente se transforma em multivantagens para ele. A ideia foi lançada pelos próprios diretores da empresa. A Insole vem mudando muito o formato de fazer as coisas, e, a cada dia, pensamos em inovações em um mercado que ninguém tinha explorado antes. Por meio desse sistema, o cliente passa a ter desconto no financiamento ou crédito para gastar na rede credenciada, formando, assim, um ecossistema de serviços e produtos em um modelo inclusivo e colaborativo.”
Relação custo-benefício aprovada!
Ademir Cunha de Oliveira é economista e síndico do Condomínio Jardim Icaraí, em Niterói. Ele decidiu instalar a usina fotovoltaica no início de 2021. O condomínio que ele administra tem 180 apartamentos, piscinas, sauna, salão de festas, play com lanchonete, academia de ginástica, quadra de esportes, sala de jogos. Com tantos benefícios, no final do mês, a conta de luz vinha bem alta. Ao fazer os cálculos, ele enxergou na energia solar uma opção para diminuir os gastos.
Ademir disse que já vinha acompanhando a evolução da energia solar e tinha conhecimento de alguns condomínios que tinham implantado o sistema. “Mas o principal motivo foi o estudo feito por uma comissão criada no condomínio com a intenção de reduzir nossas despesas, além de usar uma energia limpa, contribuindo com nosso planeta. Acreditamos que teremos uma redução de 68% na conta de energia.”
Mas não só em condomínios grandes, como é o caso do administrado por Ademir, que o sistema de energia solar pode ser implantado. De acordo com o diretor comercial da Insole do Rio, Carlos Coutinho, a empresa tem projetos para todos os tipos de clientes, uma vez que possui capacidade para implementar sistemas com diferentes tamanhos e em todas as regiões do país. Por exemplo, se um morador quiser fazer um plano para seu imóvel, pode procurar a empresa para um orçamento.
A instalação da usina solar pode ser feita no próprio espaço do condomínio, em uma área comum, no telhado ou até mesmo no estacionamento dos carros. No caso do estacionamento, se for uma área aberta, a Insole constrói um carport (como se fosse um telhado) e os carros ficam estacionados embaixo das placas que geram energia. Mas, calma, se não houver espaço, há outras soluções, como alugar terrenos em áreas mais distantes, às vezes até em outro município (só é necessário que fique na mesma área de cobertura da empresa de energia que atende o condomínio), e essa energia ser direcionada para o condomínio.
Por meio de um aplicativo, o cliente ainda acompanha, com total segurança e rapidez, o funcionamento das placas, a geração e os gastos de energia. Se houver algum problema, ele manda uma mensagem para a empresa e ela vai cuidar da manutenção, sem custo adicional, durante todo o contrato de financiamento.
A Insole nasceu em Recife, Pernambuco, mas hoje em dia atende todos os estados do país. Aqui no Rio já instalou energia solar nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, e tem projetos com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (a Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na hora de escolher a empresa que faria o serviço no condomínio, Ademir pesquisou bastante. Ligou para clientes da Insole e decidiu contratar a empresa, principalmente “pela saúde financeira da Insole e pelas vantagens na implantação da energia solar sem nenhum custo adicional para os condôminos, ou seja, pelo projeto financiado 100% pela própria Isole”.
Serviço
Insole Energia Solar
(21) 3030-3712
insole.com.br/
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!