Essa opção existe e está esperando pelo seu condomínio
A energia solar existe desde que o mundo é mundo, mas só começou a ser efetivamente estudada para ser usada pelo homem em 1839, com a descoberta do efeito fotovoltaico por Alexandre Edmond Becquerel. A era moderna da energia solar iniciou-se com o processo de dopagem do silício, criado por Calvin Fuller, e com a criação da célula solar moderna, por Russell Shoemaker Ohl, em 1954. Porém, é importante ressaltar que essa conquista não teria acontecido sem o auxílio de outros grandes cientistas, como Calvin Fuller e Gerald Pearson.
Por possuir um alto custo inicial, acreditava-se que a energia proveniente dos raios solares não chegaria a ser utilizada em larga escala. Entretanto, ocorreram muitos avanços responsáveis pela concretização da energia solar como uma maneira real de se produzir energia limpa.
O mundo vem mudando muito rapidamente, a tecnologia avançando a passos largos e hoje o uso da energia solar é algo totalmente acessível. Mesmo em tempos de pandemia. Daniel Jesus, diretor Comercial da start-up Insole Energia Solar, afirma que a hora é de investimento, sim. “O primeiro ponto seria adquirir uma energia mais barata, de forma que melhore os custos, pois o momento é de incertezas para muitos setores, mas há uma tendência de aumento de consumo para o ambiente residencial. O segundo ponto seria a sustentabilidade, contribuir para a preservação do meio ambiente e a geração uma energia limpa.”
Custo zero
O melhor ponto, entretanto, é quando se fala em baixos custos. Aqui no caso, zero de investimento e zero de entrada. Ao optar pela Insole, o condomínio não precisa investir nada. “A Insole se diferencia no mercado pelo seu poder de ser um clean fintech. Possuímos nossa matriz de financiabilidade, de modo que não há necessidade de investimento por parte do condomínio, o que evita a indesejável taxa extra. A Insole se propõe a ser a investidora do sistema, e o condomínio passa a pagar o sistema de energia solar para a Insole com a economia gerada, fazendo, assim, a substituição de uma gasto por um investimento, num ativo que tem previsão de vida útil de mais de 25 anos gerando a própria energia. Além do mais, a Insole traz uma solução completa, denominada Turn Key, por meio da qual atuamos em várias etapas: dimensionamento do projeto; financiabilidade; aquisição dos materiais; instalação; relacionamento com a distribuidora de energia local, monitoramento e manutenção.”
Engana-se quem pensa que somente condomínios de casas podem instalar o sistema de energia solar. Segundo o especialista da Insole, os benefícios são os mesmos para os condomínios verticais ou horizontais. “A diferença é que, normalmente, o vertical possui uma área disponível menor do que um condomínio horizontal”, diz ele, lembrando que, normalmente, a energia gerada pelas placas solares em condomínios serve para custear a conta de suas áreas comuns.
Espaço para placas não é problema
E no caso de não haver espaço para a instalação de alguma placa, a Insole também tem a solução: há a opção de instalar o sistema em um terreno remoto. “Dessa forma, a energia produzida remotamente será compensada por meio de créditos energéticos, que são transferidos para o condomínio”, conclui Daniel Jesus.
Com informações do site Portal Solar.
Serviço
Insole
www.insole.com.br
[email protected]
(21) 3030-3712
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!