Escolha tintas de qualidade e uma empresa capacitada para realizar o serviço
A famosa frase “quem vê cara não vê coração” não cabe quando se trata de condomínios. A aparência do prédio conta, e muito, na valorização de um imóvel e, principalmente, na segurança. Uma pintura bem-feita protege a estrutura patrimonial, isola a superfície e deixa o ambiente mais higienizado. Por isso mesmo, a manutenção da pintura da fachada deve ser levada a sério. Prédios com péssima aparência passam a ideia de abandono. Sendo assim, é inevitável: de tempos em tempos, chega a hora de cuidar da fachada. E a pintura pode ser externa (frente, laterais e fundo do prédio) ou interna (corredores, portas dos apartamentos, garagem e espaços das áreas comuns).
Manter as fachadas limpas e seguras é uma obrigação legal. O artigo 1.348 do Código Civil aponta a responsabilidade do síndico, e a Lei da Autovistoria Predial determina inspeção no imóvel de cinco em cinco anos. Por isso mesmo, é melhor ter sempre a manutenção em dia do que ficar esperando aparecer os sinais de que algo está errado. De acordo com Paulo César Vianna, diretor executivo da Mastercon Construções, “os primeiros sintomas são o aparecimento de pontos com umidade e infiltração, o desplacamento, a pintura descascada e o mofo”.
Então, se você tinha alguma dúvida, é só olhar com mais atenção. “Quando a tinta está descascando, o revestimento começa a cair ou a ferrugem insiste em aparecer, já passou da hora de se fazer a manutenção da fachada”, alerta o engenheiro civil e sócio da Moraes Engenharia e Fachada, Felipe Moraes. “Estes são apenas alguns dos sintomas para você ligar o alerta antes que o desgaste aumente e leve a despesas igualmente preocupantes. E eles costumam ser mais intensos nos andares superiores, por causa da maior ação dos raios solares, do vento e da chuva. Em geral, o tempo médio para a manutenção das áreas externas dos edifícios é a cada três anos, mas ele está ligado à frequência da limpeza e ao material de revestimento utilizado na construção do prédio”, conclui o sócio da Moraes Engenharia.
A síndica profissional Fernanda Barcelos está sempre atenta e não deixa os prazos passarem. Ela é dona da empresa Síndico Rio e atende a mais de 20 condomínios de vários portes, onde moram, no total, mais de 6 mil pessoas, em toda a cidade. Na hora de pintar a fachada do prédio, é preciso seguir algumas normas. “Se o condomínio for novo, estão descritas no manual do síndico, que é entregue pela construtora, exatamente a cor que foi usada e a textura, e esse padrão deve ser mantido. Já nos edifícios mais antigos, não existe essa especificação, mas o síndico não pode mudar a cor à revelia.”
De acordo com o Código Civil, apesar de a fachada não ser algo inalterável, algumas medidas devem ser tomadas. Para qualquer mudança, mesmo de cor, o síndico deve convocar uma assembleia específica sobre o tema e conseguir o voto da maioria dos condôminos se quiser alterar. Caso não tome essa medida e pinte em outro tom, a pintura pode ser considerada alteração de fachada. “Já aconteceu comigo de os moradores decidirem trocar a pastilha por pintura, já que a manutenção é mais econômica. Depois de 100% de aprovação em assembleia, contratamos uma empresa especializada, que apresentou um projeto arquitetônico. Foi essa empresa que fez todos os trâmites com a Prefeitura e realizou a obra”, conta Fernanda.
A fachada interna tem que seguir as mesmas recomendações da externa. A Mastercon está fazendo a pintura das fachadas interna e externa de um condomínio em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, em que o engenheiro Jorge Lins é o representante. O local é muito amplo, são seis prédios mais a área comum. Jorge Lins acredita que o cuidado e a manutenção ajudam não só na segurança, como no bem-estar. “A gente faz sempre a manutenção antes que os problemas apareçam. Manter tudo limpo, pintado, ajuda até no estado psicológico das pessoas. Todos nós precisamos de conforto. Por isso sempre digo: o luxo é degradante, já o conforto é necessário. Dá um aspecto bom, porque um local malconservado, com infiltrações, faz mal para a saúde, não é agradável”, analisa.
E, claro, além de todos esses detalhes, não podemos deixar de ressaltar que a empresa contratada deve contar com profissionais treinados, registrados e com seguro de vida para realizar os procedimentos com segurança. “Todos os nossos funcionários têm carteira assinada, usam equipamentos de proteção individual (EPI), uniforme, fazem exame médico anualmente, cursos para trabalho em altura com audiometria. Porque, se acontecer alguma coisa, têm responsabilidade. Somos uma construtora e temos um nome forte no ramo em que atuamos. Quando pegamos uma obra dessas, colocamos tela, andaime de qualidade, bandeja de proteção, porque, se cair alguma coisa em cima de alguém, pode matar, pode dar processo no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), pode dar polícia”, explica Paulo César Vianna, diretor executivo de Mastercon Construções.
Felipe Moraes concorda que é necessário a contratação de uma empresa especializada, já que realizar a pintura de fachada predial é uma tarefa arriscada, principalmente pelo acesso à estrutura dos prédios. “O serviço de manutenção da fachada deve ser executado por uma empresa respaldada por engenheiros ou arquitetos. Antes de fechar um contrato, é indicado que o condomínio faça, com um profissional, uma avaliação da área a ser tratada. A avaliação entrega um parecer em que consta o memorial descritivo com especificações técnicas e necessidades para a pintura predial. Esse documento facilitará na hora de solicitar orçamentos, fazendo com que estes sejam mais próximos da realidade do condomínio e padronizados, além de dar uma ideia dos gastos com material e recursos. Escolher uma empresa que preste o serviço dentro do orçamento do condomínio também é importante.”
Em todas as obras que realiza nos condomínios, a síndica Fernanda toma duas medidas: tem uma comissão de obras e contrata um engenheiro para ser um consultor. “É impossível que o síndico tenha amplo conhecimento de todos os assuntos. Por isso, compartilhar com um especialista e com outros moradores é sempre fundamental para o sucesso de uma obra ou reforma. Temos um caderno no qual o engenheiro anota tudo. E vamos acompanhando o passo a passo.” A pintura da fachada é um dos detalhes mais importantes para deixar seu imóvel com aparência alegre, limpa e moderna. Um prédio reformado, restaurado ou pintado aumenta em 40% sua valorização.
Jorge Lins também toma os cuidados certos. Faz uma concorrência de preços e procura analisar o currículo da empresa, consulta essas referências e visita obras que já foram feitas. “Observamos se a empresa cumpre todas as normas de segurança, se os funcionários são registrados, se tem seguro para o condomínio. É importantíssimo também que se veja o material usado, porque tem material aplicado que é mais barato, mas a durabilidade é pequena, então não compensa. Não fazemos uma coisa para ir embora em dois dias, queremos um trabalho que dure vários anos.”
Paulo, diretor executivo da Mastercon Construções, afirma que “o síndico tem que pedir especificação de tinta e procurar uma empresa que dê garantia não só do serviço, mas do material aplicado. O sócio da Moraes Engenharia e Fachada orienta que sempre se utilizem as tintas premium. Isso porque elas fazem parte da categoria estabelecida para resultado pela Norma Brasileira (NBR) 15.079, documento que regulamenta os tipos de tinta a serem comercializados no país. “Assim como o nome já sugere, elas têm alta performance, garantido excelente cobertura e acabamento perfeito por mais tempo. São usadas em locais que exigem esse cuidado extra, como fachadas de condomínio, possuem ótimo acabamento, secagem rápida e evitam o surgimento de bolhas na cobertura, além de serem muito resistentes a todos os tipos de intempéries, como chuvas fortes e exposição contínua à luz do sol.”
Outra dica importante é sempre pintar as áreas comuns com cores claras e básicas, fáceis de encontrar no mercado. Isso facilita até na manutenção. “Peguei um condomínio cujas áreas comuns eram pintadas de amarelo ovo e as luzes eram amarelas. Fiz uma pintura branca nos corredores, e só essa mudança deixou o ambiente mais bonito e seguro. As câmeras de segurança conseguiram captar imagens bem mais nítidas. Outro prédio era todo pintado de cinza grafite. O melhor, em minha opinião, é ser minimalista, neutro e conservador na escolha das tintas. Em um salão de festa, um play, um mobiliário de piscina até dá para fazer algo mais colorido. Mas esses outros locais ficam até mais baratos para o condomínio manter se tiverem cores mais clássicas”, explica Fernanda Barcelos.
As fachadas internas são áreas de muito trânsito, por isso o ideal é escolher também tintas mais fáceis de limpar. “Se não souber escolher, vai ter mãozinha, vai ter pezinho, vai ter esbarrão, vai ter uma série de coisas. O ideal é uma tinta um pouco brilhosa, acetinada. As tintas de textura são ótimas porque, além de pintar, tiram as imperfeições das paredes. Existe um tipo de tinta para cada situação e cada local”, explica Paulo, da Mastercon.
Ouvir uma empresa especializada no assunto ajuda antes de tomar certas decisões. “É moleza pintar uma sala, mas quando tem que fazer a coisa com responsabilidade e dar garantia, o buraco é mais embaixo. A pintura vai desde a estrutura até o resultado, que é o embelezamento. É importante que a empresa deixe um engenheiro ali trabalhando e observando o que está sendo feito. O engenheiro descobre uma estrutura de ferro corroída e consegue resolver o problema. É ele também que vai organizar o canteiro de obras e os profissionais que ali vão trabalhar, além disso, ele é um elo importantíssimo com o síndico”, explica o diretor executivo da Mastercon Construções.
A pintura serve como uma barreira, que isola a estrutura da umidade e previne possíveis infiltrações. “Apesar de parecer simples, a pintura de fachada predial é capaz de prevenir diversos tipos de problema e valorizar o condomínio. Resumindo, algumas dicas para garantir uma boa pintura predial são: escolha uma tinta de boa qualidade e uma empresa qualificada para o trabalho sair bem-feito e por um preço justo”, conclui Felipe, da Moraes Engenharia e Fachada.
Serviço
Mastercon Construções
(21) 96416-8443 /3149-5313
masterconconstrucoes.com
Moraes Engenharia e Fachadas Ltda.
(21) 97688-0054
[email protected]
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!