Com o fim do ano se aproximando, chega também aquele período tão aguardado pelas crianças: as férias escolares. Depois de um ano inteiro de aprendizado, recheado de provas e tarefas, chegou a hora de a criançada relaxar! Na prática, porém, isso significa horas e horas de ociosidade e muita energia para gastar. É nesse momento que muitos pais se perguntam: e agora? O que fazer para manter as crianças ocupadas por tanto tempo?
O Blog Condomínios Verdes é especializado em práticas sustentáveis, então, infelizmente, não temos a fórmula mágica para manter as crianças felizes e entretidas por muito tempo (aliás, alguém conhece essa fórmula mágica? – risos).
Mas queremos contribuir com os papais, as mamães e demais responsáveis pelos pequenos, e, para isto, separamos algumas sugestões de atividades que podem ser inseridas na rotina da garotada. Nossa ideia é ajudar a manter as crianças ocupadas durante as férias e ainda plantar a sementinha da sustentabilidade na cabeça delas.
-
Reutilize materiais e crie novos brinquedos
Melhor do que dar um brinquedo à criança é estimular a imaginação dela e incentivá-la a criar um brinquedo novo! Com alguns materiais que muita gente tem em casa e um pouquinho de imaginação, é possível criar vários brinquedos e atividades divertidas:
– Boliche com garrafa PET
Separe algumas garrafas PET e coloque um pouco de areia dentro delas. A bola pode ser feita com meias velhas e retalhos de roupas.
– Jogo da memória com papelão
Para fazer os pares, as crianças podem recortar vários círculos e desenhar os pares. Se preferir, é possível colar adesivos ou desenhos recortados de revistas.
– Teatro de fantoches com revistas e palitos
Para isto, bastam jornais e revistas, uma tesoura, cola, alguns palitos de fósforos longos, de churrasco ou picolé e muita imaginação para criar as histórias!
-
Incentive a prática de atividades ao ar livre
A gente sabe que celulares, tablets e computadores parecem hipnotizar as crianças. Muitos pequenos adoram passar horas vendo um desenho, navegando na internet ou brincando com aquele joguinho desafiador. Apesar de essa tecnologia ajudar bastante os pais que não têm muito tempo de brincar com os filhos, é importante que a criança faça atividades ao ar livre, que proporcionem contato com a natureza.
Por falar nisso, crianças que crescem rodeadas pelo verde tendem a se tornar adultos ecologicamente mais conscientes. Sendo assim, durante as férias, incentive a ida a parques, praias e praças. Colocar o pé no chão e brincar de pique-pega podem até exigir um banho mais do que caprichado no final do dia, mas proporcionarão uma sensação de liberdade à criança!
-
Atividades dentro do condomínio
Se você mora em um condomínio com uma estrutura bacana, com quadra e piscina, use tais espaços para organizar atividades voltadas para as crianças. Todos os condôminos têm direito de usar as áreas comuns do prédio, mas, com um bom planejamento, é possível entreter os pequenos e ainda deixar os ambientes disponíveis para quem desejar utilizá-los.
E, se você acha que não tem talento para organizar esses tipos de atividade, já existem empresas que prestam o serviço. Com uma rápida busca na internet, é possível encontrá-las.
Fonte: blog Condomínios Verdes
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!