
O dia do funcionário de condomínio é comemorado em 29 de junho e nada como contar com uma equipe competente e que funcione em perfeita harmonia, com funcionários motivados e satisfeitos.
Gerenciá-los é uma das principais tarefas na gestão do condomínio. Não importa o porte, dos pequenos aos grandes condomínios, a relação com funcionários exige cuidado constante, seja sobre a execução das tarefas cotidianas, na definição das funções, ou sobre o relacionamento entre os membros da equipe com os moradores. A dedicação e o cuidado dispensados aos funcionários, e até benefícios extras, como cesta básica, plano dentário e outros, têm influência decisiva sobre o desempenho individual, a forma como tratam e se relacionam com condôminos.
Ainda que tudo esteja indo bem, manter e melhorar são sempre ações bem vindas. Itens como reciclagem periódica das tarefas, revisão do plano de trabalho, definições específicas de cada cargo, percorrer o prédio juntamente com o zelador ou gestor predial, identificar pontos de melhoria e elogiar os que vão bem, são iniciativas que visam manter e melhorar a organização e motivação da equipe. A dica é estar atento as atividades, evitando a sobrecarga de trabalho, para obter o máximo de desempenho em cada função.
É recomendável que o síndico planeje uma rotina para seu grupo de funcionários. Esta iniciativa pode orientar o trabalho de todos, evitando baixa produtividade e que tarefas importantes sejam esquecidas. Periodicamente, o síndico pode rever esta programação, para que ele tenha condições de fazer um controle mais assertivo. Promover reuniões mensais, ou caso necessário, em intervalos menores, também é uma oportunidade para ter retorno sobre as dificuldades do dia a dia condominial, situações recorrentes e outras que não podem ser tratadas na portaria do condomínio. O propósito é corrigir problemas e valorizar os acertos. Realizar avaliações e dar feedbacks ao funcionário de tempos em tempos é outra ação importante para que a equipe tenha sempre motivação para alcançar o desempenho esperado.
Treinamento para funcionários: a importância da qualificação
Proporcionar cursos periódicos aos funcionários pode trazer muitos benefícios para a gestão do síndico, pois além de prepará-los, também serve como fator de motivação. O perfil atual dos condomínios exige funcionários atualizados e qualificados, e cientes da sua importância para o bom funcionamento do edifício.
O funcionário deve aliar experiência e teoria, saber se relacionar e se comunicar bem. Investir na capacitação profissional e em boa comunicação interna pode ser fundamental para o êxito das tarefas dos funcionários.
A reciclagem é necessária. Mudanças acontecem em todas as áreas profissionais e os funcionários de condomínios devem acompanhá-las.
Lembrando que nossos assessores estão à disposição para orientá-lo sobre as melhores práticas para adotar com os funcionários de seu condomínio e sobre cursos disponíveis no mercado para capacitação profissional deles, como o Curso de Nr5 (Capacitação para Prevenção de Acidentes) promovido pela CIPA.
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!