Instalação e manutenção devem ser feitas por especialistas
Amplamente disseminada na paisagem carioca, a utilização de grades, portões, cancelas e sistemas eletrônicos são empregados em busca de segurança e combate ao medo da violência na cidade do Rio de Janeiro
Segundo Alessandra Saad, advogada da Saad Advogados Associados, que atende os clientes Cipa, “um prédio que deseja instalar grades ao seu redor deve tomar cuidado para não descaracterizar a fachada”, explica.
Já André Junqueira, advogado da Coelho, Junqueira e Roque Advogados, afirma que, quando um prédio deseja instalar grades, deve confiar o trabalho a um engenheiro ou arquiteto: “Eles é que vão providenciar a licença para essa benfeitoria na Prefeitura. Engenheiros devem providenciar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou, no caso de arquitetos, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).”.
O portão ideal
Segundo Claudio Lago, CEO da Lago Sistemas, empresa responsável por sistemas de segurança eletrônica condominial, para a escolha do portão ideal é necessário prestar atenção às vantagens e desvantagens de cada modelo, porém, o mais importante a ser observado é o espaço existente para a instalação dele e a agilidade para que o processo seja mais rápido, eficiente e seguro para os moradores. “Portões deslizantes são os melhores em nível de manutenção, no entanto, precisam de um espaço maior. Já os basculantes precisam de menos espaço para ser instalados, mas a desvantagem está na manutenção, pois são usados cabos de aço que, dependendo do fluxo, se desgastam rápido demais, além das roldanas e do contrapeso utilizados”, explica.
Para Vinicius Barbosa, diretor técnico da ABC Telecom, empresa especializada em sistemas de segurança eletrônica, automação, comunicação e tecnologia, quando se fala em automatização, é fundamental que a parte estrutural na qual os equipamentos serão instalados estejam em perfeitas condições. Uma calçada desnivelada ou um simples buraco, por exemplo, podem prejudicar a funcionalidade do portão. Por isso, ele alerta para a necessidade da análise de uma empresa especializada no assunto, para verificar a possibilidade da instalação do portão sem que prejudique o seu funcionamento. “O equipamento orçado e instalado precisa ser de boa qualidade e totalmente compatível com a estrutura na qual será inserido. Por exemplo, é necessário pensar no peso do portão, avaliar a quantidade média de ciclos de abertura e fechamento no período de 24 horas e o entendimento exato das necessidades do condomínio e de como o equipamento será usado”, explica.
De acordo com Ana Cláudia Leite, síndica do Condomínio do Edifício das Estrelas, de cinco andares, 14 apartamentos, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, a existência de grades e portões de segurança passam uma sensação de segurança maior para os moradores, já que o prédio não conta com porteiro em tempo integral.
A síndica diz que a possibilidade de um porteiro 24 horas está fora do orçamento do condomínio e, atualmente, a maior parte dessa verba é destinada ao salário do zelador, que trabalha no edifício desde 1980. “Houve um momento, durante a administração do antigo síndico, em que pensamos em modernizar os portões, priorizando grades mais leves e sistemas que permitissem mais automações. Entretanto, a maioria da assembleia votou contra, por questões de orçamento.”
Atualmente os portões da garagem do Condomínio do Edifício das Estrelas abrem com controle remoto, e o de pedestres, com chave. Contudo, no caso dos pedestres, a opção de controle também é viável, desde que o morador seja responsável pelos custos da compra do comando.
Inovação e praticidade
Barbosa, diretor técnico da ABC Telecom, aponta que, para segurança maior dos moradores, o sistema mais indicado é o que contempla as fechaduras eletromagnéticas. “Além de o sistema de travamento ser superior às fechaduras convencionais, as fechaduras eletromagnéticas não possuem miolo para chave, sendo a abertura feita por meio de biometria ou cartões de controle de acesso, o que oferece mais segurança e praticidade para o condomínio. Para os portões de garagem, priorizamos os motores speed, pois são mais eficientes, tornando a abertura e o fechamento mais rápidos, sem ocupar o porteiro”, explica.
Além disso, o especialista da ABC Telecom também alerta para a necessidade da manutenção periódica. “Não adianta apenas instalar o portão e se esquecer dele. A manutenção precisa ser feita e tem o período mínimo de 30 dias de intervalo. Quando trabalhamos com automações mais complexas, por exemplo, portões basculantes pesados, o indicado é uma visita a cada 15 dias”. De acordo com o técnico, o tempo de intervalo se torna menor nesses casos por se tratar de uma automação que possui desgaste maior, tanto na parte estrutural quanto mecânica.
Para o especialista da Lago Sistemas, outro fator que também chama atenção são os famosos quebra-galhos realizados por curiosos na tentativa de fazer o portão cumprir com o funcionamento. “A manutenção tem de ser realizada por alguém que saiba o que está fazendo. Portões com alto fluxo tendem a dar mais problemas, e algumas pessoas acabam tentando resolver o dano colocando graxa ou óleo, e não é tão simples assim. Às vezes, um pequeno barulho no motor sinaliza um grande problema, que se não for visto por quem entende do assunto pode danificar o portão e o motor”, explica ele.
Situações como essa nos lembram de que a emenda pode ser pior que o soneto. Realmente investir na manutenção preventiva feita por especialistas é indispensável. O melhor mesmo é nem lembrar que os portões existem. Mas isso só é possível quando eles não apresentam problemas por terem sistemas modernos que funcionam bem.
Serviço
Lago Sistemas
(21) 4141-3932/98249-6800 (WhatsApp)
lagosistemas.com
ABC Telecom
(21) 3342-6000/3312-4400
98200-0407/96471-7284 (WhatsApp)
abctelecomrio.com
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!