A Prefeitura do Rio divulgou o plano de prevenção contra pequenos delitos e arrastões nas praias da cidade durante o verão de 2017, no Diário Oficial do município desta terça-feira. Segundo o ato do secretário de Ordem Pública, caberá à Guarda Municipal do Rio de Janeiro elaborar o plano de ação operacional.
Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou que a Guarda Municipal atuará na segurança de áreas turísticas e estabeleceu um prazo de 30 dias para que seja elaborado um plano de trabalho. Uma parceria com agentes de segurança deverá garantir o treinamento dos guardas municipais para as operações de policiamento.
Segundo a resolução desta terça-feira, a GM-Rio não deverá apenas patrulhar as praias da cidade, mas também pontos de ônibus, saídas do metrô e principais ruas de acesso para garantir “a sensação de segurança”. Na semana passada, Crivella disse que não sabia que os arrastões estavam ocorrendo nas praias da cidade e disse que conversaria com o secretário de Ordem Pública.
“Vamos aumentar (o efetivo da Guarda Municipal), sim. Inclusive no nosso decreto tem a determinação para que a Secretaria de Ordem Pública faça uma comissão para estudar exatamente essa questão dos arrastões”, disse o prefeito ao jornal “O Globo”.
De acordo com o ato do secretário, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança deverão escolher um canal de comunicação único a ser utilizado pelas forças de segurança pública municipais e estaduais nas operações conjuntas.
Os departamentos de inteligências da GM-Rio e da Secretaria de Ordem Pública deverão trabalhar em conjunto, buscando identificar ameaças e oportunidades de ação no “teatro de operações”, coletando informações e buscando sua divulgação adequada à área operacional e a outras agências de inteligências.
A resolução também prevê que os chefes de inteligência da GM-Rio e da secretaria apresentem relatórios consolidados semanalmente, com informações coletadas em campo que possam agregar melhorias nos planejamentos operacionais.
Fonte – Extra
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!