Blog Condomínio

Blog

Notícias

Juro menor alimenta sonho da casa própria

Banner Revista

Com a queda na taxa básica de juros, a procura pela casa própria já tem alta de 30% neste ano, no Rio. Empresas voltam a lançar imóveis, apostando especialmente naqueles voltados para a classe média. Com a redução da taxa básica de juros, a inflação em queda e a ajuda extra das contas inativas do FGTS, as pessoas estão voltando a sonhar com a casa própria.

A procura, que já aumentou 30% neste início de ano em relação ao mesmo período de 2016, vem animando construtoras e incorporadoras a retomarem o ritmo de lançamentos residenciais. Estão saindo da gaveta projetos voltados, principalmente, para a classe média, com preços a partir de R$ 200 mil.

A volta dos lançamentos imobiliários no Rio ocorre com atraso se comparada com São Paulo, onde esse movimento já ganhou força. Isso ocorre porque, além do nível elevado de endividamento do consumidor, a economia da capital fluminense sofre com a crise do setor de óleo e gás e a penúria financeira do estado.

– A procura por imóveis aumentou 30% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Em função da maior demanda, as incorporadoras já estão mais entusiasmadas a fazer lançamentos no Rio. Como o ciclo de lançamento é longo, os resultados serão mais visíveis no ano que vem, quando poderá haver alta de 20% em relação a este ano – diz Claudio Hermolin, presidente da ADEMI-RJ, que reúne as construtoras cariocas.

anuncio-site_venda

VOLUME MAIOR NA ZONA NORTE

A melhora no setor imobiliário, na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, está atrelada à redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, uma queda significativa em relação aos 14,25% de julho de 2016. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, que compila as projeções de analistas do mercado financeiro, a expectativa é que a Selic encerre 2017 a 8,5% ao ano. Martins cita ainda a injeção de cerca de R$ 30 bilhões na economia com os recursos das contas inativas do FGTS:

– A queda nos juros é essencial para permitir o aquecimento do mercado, das vendas e dos lançamentos. Vamos ver esse movimento mais forte no fim do ano.

O consumidor já percebeu que o atual momento é extremamente favorável para investir em um imóvel.

 

Fonte – O Globo

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami