O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) julgou procedente o pedido do Secovi Rio e declarou a inconstitucionalidade da Lei nº 7.531, de 14 de julho de 2016, que responsabiliza os proprietários das administradoras de imóveis pela vistoria de residências com possíveis criadouros de mosquitos da dengue.
O Secovi Rio já havia se posicionado formalmente junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio, durante a tramitação do Projeto de Lei, em 2015 e 2016, apresentando sugestões de modificações no texto para adequar a responsabilidade dos proprietários das imobiliárias pela vistoria dos imóveis com focos de dengue, sem descaracterizar o objetivo principal da iniciativa.
As ações, entretanto, não surtiram efeitos e os parlamentares não se sensibilizaram com os argumentos apresentados que resultam na Inconstitucionalidade da norma. Para o Secovi Rio, a lei está em desacordo com a natureza jurídica da relação existente entre o proprietário das imobiliárias e os imóveis administrados.
Os imóveis são administrados mediante contrato firmado entre a administradora do imóvel e o locador e regem-se sob forma do mandato civil com poderes limitados à administração. A intervenção defendida pelo legislador extrapola as disposições contratuais e a competência do legislador para determinar tais obrigações.
O Secovi Rio ajuizou a Representação por Inconstitucionalidade em face da Lei nº 7.351/2016 em julho de 2016, que teve desfecho favorável em decisão proferida pelo Órgão Especial em julgamento realizado no dia 7/5/2017, cujo acórdão foi publicado em 10/1/2018.
Fonte: Secovi Rio
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!