Em época de Páscoa supermercados se tornam um território mágico para as crianças, com corredores repletos de coelhos de pelúcia, ovos e barras de chocolate. O que pouca gente sabe é que a magia dessa data também pode marcar presença no condomínio.
Com um pouco de criatividade é possível realizar gincanas temáticas de Páscoa, nas quais as crianças podem brincar, desenvolver habilidades, construir novas amizades e contribuir na aproximação entre os condôminos.
Mas para que tudo dê certo é necessário planejar as atividades, realizar a devida decoração e convite para seus condôminos, prestando sempre atenção à reserva dos locais e a forma de bancar a atividade.
Coelhos e chocolates – Em uma gincana de Páscoa, várias brincadeiras clássicas podem ser adaptadas, com a introdução de motivos e objetos relacionados à data, como coelhos e tudo que remete a eles, como cenouras, orelhas, tocas e ovos de chocolate.
As brincadeiras podem ter o apelo da imagem do coelhinho da Páscoa, no qual as crianças vêem um símbolo deste período. Como, por exemplo, a corrida do saco, usando material estilizado com os dentinhos do coelho; caça ao tesouro envolvendo ovos de chocolate como o tesouro; e pega-pega coelho.
O ideal é que essas atividades sejam realizadas em um espaço que seja seguro para as crianças e que não gere transtornos para o restante do condomínio, como a quadra ou o salão de festas.
Para condôminios que não possuem local de lazer e espaço para este tipo de ação, atividades menos ativas também podem ser realizadas. Como pinturas de rosto, onde as crianças ganham bigodes e nariz de coelho, ovos escondidos e imagens de patinhas pelo chão dos corredores.
É muito importante a supervisão de adultos que, além de organizar as brincadeiras, fiquem atentos a machucados, quedas ou acidentes com qualquer material.
E para não mexer muito nas verbas condominiais, pode-se ir atrás do patrocínio de alguma empresa parceira do condomínio, que subsidie parte dos custos ou até mesmo contar com a contribuição dos pais para uma ação divertida e de baixo custo.
Tais ações, embora sejam voltadas para crianças, tendem a trazer benefícios para todos. Num condomínio sempre são as crianças que primeiro fazem amizades. Então, se elas e os pais estiverem no mesmo ambiente já é uma oportunidade para criar laços, porque a criança sempre tende a apresentar o pai do amiguinho.
Além de socialização, os pais também podem ver a atividade como uma chance de participar da vida dos seus próprios pequenos. Quando os pais efetivamente participam das atividades, motivam seus filhos, e, se for o caso, fazem com que eles percam o medo de brincar com outras crianças.
Boa Pascoa!
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!