Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Ajuda profissional é mais do que bem-vinda!
Um jardim sempre chama atenção. De forma positiva ou negativa. Palavras do síndico Milton Horovitz, do Condomínio Praia São Conrado, zona sul carioca. Por isso, ele investe na manutenção profissional dos jardins do condomínio onde mora e é síndico desde 2013. Afinal, uma boa impressão é sempre a melhor opção.
Para ele, que conta com a Cipa na administração do condomínio, é economista e já foi síndico em outro prédio onde morou por mais de 10 anos, cuidar do próprio patrimônio é muito importante. “É trabalhoso, mas necessário.” E cuidar dos jardins de forma profissional faz parte do pacote.
Katia Neves, proprietária da Katia Neves Jardins, concorda. “De maneira geral, a contratação de uma empresa de paisagismo tem várias vantagens. O cliente não precisa se preocupar em relação à falta do funcionário, pois terá sempre um jardineiro programado para visitá-lo. A qualidade do serviço, quando a empresa é séria, é sempre garantida. O profissional é qualificado e responsável, o que garante o sucesso do jardim, além disso, a empresa deve ter o compromisso da visita de um paisagista com frequência no local para orientar o jardineiro e verificar se as tarefas estão sendo realizadas com sucesso.”
A profissional, que é paisagista com mestrado em Recursos Hídricos pela Coppe, fala com propriedade sobre a contratação de uma empresa de manutenção: “A relação custo-benefício é excelente, pois traz tranquilidade para o cliente, que não precisa ficar atento às necessidades do jardim, como a frequência com que devem ser realizadas as visitas do profissional ao condomínio; a capacitação do funcionário responsável pelas tarefas; os cuidados em relação aos vários aspectos do jardim, sobre os quais, muitas vezes, o cliente não tem conhecimento… Ao se firmar contrato com uma boa empresa, essas questões tornam-se de fácil solução.”
O síndico Milton Horovitz conta com os serviços da Katia Neves Jardins há anos, e a empresa faz uma visita semanal ao condomínio. “Toda semana, recebemos um relatório do que foi feito e o que precisa ser realizado. Se temos que substituir alguma planta, comprar algo, está tudo ali descrito. Trata-se de um trabalho superprofissional e bem sério.” Ele ressalta: “Sempre tem o que fazer para manter os jardins bonitos: grama para completar, planta para repor, veneno para pragas, podas…”
A opção desse condomínio para realizar a manutenção diária foi contratar um jardineiro como funcionário orgânico que segue todas as diretrizes dadas pelo funcionário da empresa, que visita semanalmente o condomínio. “Não dá para economizar com isso. Cuidar dos jardins reflete diretamente a imagem do condomínio, e à medida que eles recebem cuidados especiais – um valor extra de beleza –, o patrimônio é diretamente valorizado também.”
Os jardins do Praia São Conrado são grandes, e esse detalhe é um dos fatores que fazem o síndico dali, que se considera bastante exigente, não abrir mão de assessoria profissional. “Além disso, eu acho que um jardim bonito deve ter plantas em harmonia umas com as outras, que as espécies que estão ali se conectem de alguma forma. E isso, para ser bem-feito, só mesmo com ajuda profissional.”
Contratar um profissional para a manutenção de jardins é algo que deve ser feito com bastante critério. Katia Neves explica: “Os profissionais que trabalham na empresa devem ter uma boa formação, pois, se forem pessoas sem conhecimento sólido na área, principalmente prático, podem realizar tarefas erradas e prejudicar o desenvolvimento das plantas e do jardim. Esses profissionais também precisam ser de confiança, afinal, estarão diretamente dentro do condomínio.” A paisagista recomenda também que se peçam referências de outros condomínios atendidos, além dos documentos da empresa, que também devem estar em dia. É importante ressaltar que algumas tarefas necessitam de autorizações especiais, como poda e retirada de árvores e aplicação de defensivos agrícolas.
A empresa de Katia oferece contrato de manutenção mensal que inclui corte de gramado; retirada de folhas velhas; adubação das espécies; controle de pragas e doenças; manutenção dos contornos dos canteiros sempre bem definidos e delimitados; poda das plantas; limpeza dos canteiros, incluindo retirada de folhas secas e ervas daninhas, afofamento da terra e adubação geral do jardim. Serviços extras também podem ser contratados de acordo a necessidade: poda de árvores; limpeza de espelhos d’água; aplicação de fungicidas e herbicidas mais fortes e retirada de árvores e palmeiras de grande porte com problemas ou mortas, além de substituição de espécies mortas.
No final das contas, como diz o síndico Milton Horovitz, cuidar dos jardins é um trabalho contínuo. “Não é como pintar um apartamento e, daqui a três anos, pintar de novo. Jardim precisa de cuidado todos os dias. E é justamente pela falta desse cuidado especial que, normalmente, vemos prédios com fachadas bonitas e jardins horrorosos. Ali vemos a cara do abandono. Ou não.”
Ele está certo. Cabe ao síndico fazer a melhor escolha para embelezar e valorizar o patrimônio comum, e com certeza belos jardins fazem muita diferença!
Serviço:
Katia Neves Jardins | (21) 98191-4972/98677-0701
deixe seu comentário
Abre-te, sésamo!
De olho nos quadros elétricos
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!