O Metrô do Rio vai funcionar 24 horas durante os cinco dias de Carnaval. A concessionária divulgou nesta segunda-feira um esquema especial, que começa às 5h de sexta-feira, dia 24, e só termina às 23h de terça-feira, dia 28, sem interrupção.
Nas estações Praça Onze e Central do Brasil haverá extensão do funcionamento para embarque até as 3h da Quarta-Feira de Cinzas, por conta do desfile das escolas mirins. A partir das 10h de sábado, dia 25, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência na Estação Estácio.
Para a Linha 4, os passageiros deverão fazer a transferência na estação General Osório. A MetrôRio recompensa a compra dos cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, vale transporte ou cartão RioCard.
Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo
O acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h, entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Quem não tiver esses cartões deverão embarcar nas estações Carioca e Glória, que possuirão bilheterias externas para agilizar o atendimento.
Na Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (26/02) até a terça-feira (28/02) e ficará localizada próximo ao acesso Outeiro. Já na Carioca, a bilheteria externa funcionará do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02) junto ao acesso Rio Branco.
Blocos em Ipanema
Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação General Osório também terá um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque somente para quem já tiver cartões pré-adquiridos. Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.
Na estação General Osório, os passageiros que desejarem embarcar na Linha 4 deverão utilizar o acesso Complexo Rubem Braga prioritariamente. O acesso Lagoa funcionará normalmente durante todos os dias da folia com venda nas bilheterias.
Na estação Nossa Senhora da Paz, entre 5h e 15h, o usuário poderá embarcar e desembarcar apenas pelo acesso A (Joana Angélica). Entre 15h e 5h, o acesso funcionará somente para desembarque.
Blocos no Leblon, São Conrado e Barra
Em Jardim de Alah, os foliões poderão embarcar apenas pelo acesso A (Borges de Medeiros). O acesso B (Almirante Pereira Guimarães) servirá apenas para desembarque.
Na estação Antero de Quental, o embarque será feito apenas pelo acesso A (Bartolomeu Mitre) e o desembarque somente pelo acesso B (General Urquiza).
Na estação São Conrado, os acessos Rocinha e Aquarela do Brasil ficarão abertos para embarque e desembarque todos os dias do feriado. O acesso Estrada da Gávea não abrirá durante o Carnaval.
Já em Jardim Oceânico, todos os acessos permanecerão abertos para embarque e desembarque durante todo o Carnaval. Para realizar a integração com o BRT nesta estação, o usuário deverá seguir pelo acesso C e já ter em mãos o RioCard carregado.
Sapucaí e Terreirão do Samba
Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.
Estações fechadas
As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (24/02) para sábado (25/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (01/03). Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.
Metrô Na Superfície
Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
Fonte – O Dia
deixe seu comentário
Da moradia à recuperação
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!