O cadastramento dos veículos dos moradores do entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, começou a ser feito nesta segunda-feira. Ele será necessário para que os carros possam circular pela região durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e se estenderá até o dia 1 de julho, segundo a Prefeitura.
Uma tenda foi montada na Praça do Trem, no setor oeste do estádio, entre 9h e 17h, para facilitar o preenchimento do formulário. Para solicitar a credencial de livre circulação, os moradores devem apresentar carteira de habilitação e documentos do veículo, além de cópia da identidade com foto e comprovante de residência. Será dada preferência aos moradores que sofram impactos diretos com as interdições, segundo a assessoria da prefeitura.
Será proibido estacionar na região a partir do dia 2 de agosto. A única exceção será a Rua Sales Guimarães, cuja proibição começará junto com as inversões que serão efetuadas no dia 23 de julho. Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, a circulação de veículos será restringida nos dias de competição no Engenhão. Somente os moradores com credenciais especiais terão acesso permitido às ruas interditadas.
Estão programadas interdições nos dias 3, 4, 6 e 7 de agosto e no período de 12 a 20 de agosto. Haverá interdições também entre os dias 8 e 17 de setembro, quando ocorrerão os Jogos Paralímpicos.
Prefeitura orienta vizinhos dos Jogos sobre como obter credenciais de trânsito
Com a Olimpíada do Rio na porta de casa, os vizinhos dos principais equipamentos para os Jogos, como o Parque Olímpico da Barra e o Complexo de Deodoro, devem ficar atentos às formas para obter uma das 73.100 credenciais de trânsito e circular de carro em vias interditadas perto de suas casas.
Os cartões especiais, que devem ser colados nos veículos, serão distribuídos para moradores de algumas ruas em bairros como Barra da Tijuca, Maracanã, Engenho de Dentro, Via Militar e o entorno de Deodoro. Confira abaixo os trâmites para receber as credenciais em cada uma dessas regiões.
Barra da Tijuca
Numa área com grandes condomínios no entorno de instalações como o Parque Olímpico e o Riocentro, a subprefeitura local realizou reuniões com moradores nas duas últimas semanas para informar sobre as alterações no trânsito durante o evento esportivo. Para facilitar os trâmites, o credenciamento dos veículos será feito pelos próprios condomínios e associações de moradores, que repassarão as informações à subprefeitura. Já no caso dos comerciantes, foi feito um levantamento de quantos precisarão das credenciais. Os documentos, informa o município, serão entregues assim que possível.
A prefeitura ressalta ainda que, além de documentos identidade, o interessado deve apresentar um comprovante de residência e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do carro para o qual pretende ter a liberação da credencial. Em caso de dúvidas, o telefone da subprefeitura da Barra e Jacarepaguá é 2431-1829.
Deodoro
Em Magalhães Bastos, o cadastramento já foi encerrado. Como o número de pessoas que sentirá o impacto das mudanças no trânsito é bem menor, os funcionários da subprefeitura da Zona Oeste percorreram as ruas e, de porta em porta, coletaram as informações dos moradores. Já o cadastro para quem vive dentro da Vila Militar ficou sob responsabilidade do Exército. Se algum morador ainda tiver dúvidas, pode procurar a subprefeituras nos números 3394-0928 e 3394-0960.
Maracanã
A subprefeitura da Grande Tijuca informou que percorreu, desde janeiro, todo o perímetro que será fechado ou bloqueado, cadastrando os moradores de porta em porta. Além disso, a subprefeitura realiza reuniões com moradores, a última delas na quinta-feira passada. A reunião com os comerciantes será na quinta-feira que vem, dia 30 de junho, na sede da subprefeitura.
Mesmo assim, se houver alguém que ainda não tenha sido cadastrado, a recomendação do município é comparecer na subprefeitura (Rua Conde de Bonfim 764, na Tijuca) de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com identidade, comprovante de residência e documento do carro (CRLV). Dúvidas podem ser tiradas nos telefones 2571-1342 e 2571-1749.
Engenho de Dentro
O cadastramento acontecerá esta semana, de segunda a sexta-feira, na Praça do Trem, no Setor Oeste do Engenhão, das 9h às 17h. Os moradores e comerciantes vão precisar apresentar, e incluir nos registros, dados pessoais de identificação e dos seus veículos, como cópia de documento de identidade com foto, comprovante de residência e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que contenha informações como modelo, placa e cor do automóvel para o qual irá requisitar a credencial de livre circulação.
fonte: O Globo
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!