
Morar de aluguel quase nunca é uma opção. Quem pode mesmo, prefere a casa própria e a segurança de se manter no local até que o próprio tenha interesse por outra moradia e opte por se desfazer do imóvel.
Como tudo, há os prós e os contras. O grande risco do locatário é ter o apartamento solicitado de volta após o término do contrato de aluguel. O susto é grande e a corrida pela busca de um apartamento compatível ao que reside é maior ainda. O mercado, atualmente, está com uma oferta de imóveis a custos bastante elevados e, os mais em conta, nem sempre estão em bom estado para moradia imediata, sem que sejam necessários reparos e o que gerará custos extras não esperados naquele momento.
O prazo para o comunicado formal de retomada do imóvel deverá ser realizado em 30 dias antes do vencimento do contrato de aluguel e o locatário terá mais 30 dias após o vencimento do contrato para liberação completa do imóvel. São 60 dias apenas para que a mudança completa seja realizada, o que acarretará em um processo longo a um curto prazo. Alguns passos obrigatórios nesta trajetória:
- Pesquisa prévia de mercado;
- Busca do novo espaço de moradia, através de jornal, contatos com vizinhos, amigos e parentes e meios de comunicação impressos e digitais;
- Agendamento e visitação ao local, possivelmente concorrendo com muitos outros interessados;
- Análise detalhada da parte elétrica e hidráulica do imóvel;
- Preenchimento da ficha cadastral do locatário e do fiador para envio à imobiliária responsável pelo imóvel ou diretamente ao proprietário;
- Envio dos demais documentos do locatário para análise, tais como: comprovante de ganhos, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de telefone, luz ou gás);
- Envio dos demais documentos do fiador para análise, tais como: comprovante de ganhos, carteira de identidade e CPF (se casado, as do cônjuge também), escritura registrada do imóvel no Rio de Janeiro, IPTU atual, comprovante de residência e certidão de ônus reais atualizada do imóvel.
Leia Mais: Apartamentos na planta: risco ou garantia de um bom negócio? Clique Aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!