A polêmica tem forma de um obelisco de 22 metros de altura, dividido em dez blocos nos quais serão impressos os dez mandamentos, com destaque para o “Não matarás”. A estrutura faz parte do projeto que prevê a construção de um memorial no Mirante do Pasmado, em Botafogo, em homenagem às vítimas do Holocausto. Proposta que põe em lados opostos a comunidade judaica e especialistas em urbanismo, que temem o impacto da construção na paisagem natural da cidade.
A principal reação contrária é do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomus), ONG associada à Unesco. Nos próximos dias, a entidade divulgará uma moção de repúdio à ideia e acionará o Heritage Alert, espécie de advertência quando considera que alguma iniciativa expõe a risco um patrimônio da Humanidade. Ligado ao Icomus, o geógrafo Rafael Winter Ribeiro diz que o monumento pode ameaçar um título que o Rio ganhou da Unesco em 2016, em reconhecimento à sua paisagem urbana.
– O mirante fica no entorno de sítios tombados, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. O obelisco é uma ameaça à preservação da paisagem como nós conhecemos – diz Rafael, um dos consultores contratados para que o Rio ganhasse o título da Unesco.
Os planos de construção do memorial têm mais de 30 anos. Começaram por iniciativa do exdeputado Gerson Bergher, já falecido, que, em 1998, convenceu o então prefeito Luiz Paulo Conde a patrocinar um concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O projeto vencedor foi justamente o que se tenta viabilizar agora. Originalmente, contudo, a estrutura seria construída na Enseada de Botafogo.
Em abril de 2017, a escolha do Pasmado foi oficializada pelo prefeito Marcelo Crivella, que cedeu o espaço à Associação Cultural Memorial do Holocausto, que tenta arrecadar fundos para tirar o obelisco do papel. Engajado na proposta, Crivella fará um show na próxima quinta-feira, no Centro de Convenções SulAmérica, com o intuito de arrecadar recursos para o projeto.
– Ainda estamos na fase de orçamento. Serão ao menos dois anos de obras. Não tem motivo para preocupação. O monumento respeitará o entorno – argumenta o presidente da associação, Arnon Velmovitsky.
Viúva de Gerson, a vereadora Teresa Bergher (PSDB) defende que o projeto ajudará a revitalizar uma área. Ela ressalta ainda que existe um simbolismo sobre o local escolhido, já que o mirante fica no Parque Yitzhak Rabin:
– Não tem esse impacto visual que estão alardeando.
A ideia de mudar o local do memorial, no entanto, não foi bem recebida pelo IAB.
– Chancelamos um projeto que previa a construção ao nível do mar. Outra coisa é executá-la no alto de um morro. Sequer fomos consultados sobre isso – diz Pedro da Luz, presidente do IAB.
Os institutos Rio Patrimônio da Humanidade e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram sondados sobre o projeto, mas as plantas ainda não foram entregues para análise. Autor da proposta conceitual, o arquiteto André Orioli diz que ainda desenvolverá o plano final, que será apresentado às instituições:
– O impacto visual no entorno não será tanto assim.
Fonte: O Globo
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!