Nos espaços gourmet, morador pode investir no design com referências presentes nos quintais de casa
Ambiente super tradicional, as varandas ganharam novas possibilidades de decoração. Com a popularidade dos espaços gourmet, os cômodos ficaram maiores. E, com isso, os moradores podem investir em novas ornamentações. Mas o design não se restringe aos novos modelos no mercado. As unidades tradicionais também podem receber uma boa repaginada.
Os especialistas sugerem que os moradores busquem referências presentes nos quintais de casas, como plantas e revestimentos (tijolos e pedras). E por onde começar? Como a maioria das varandas têm formato mais alongado, é possível investir em dois ambientes. “Essa forma nos permite criar o espaço de refeições e uma pequena sala de estar”, explica o arquiteto Renato Andrade.
.
O QUERIDINHO DO APARTAMENTO
Dessa forma, o cômodo pode se tornar o espaço queridinho do apartamento, já que pode ser uma opção para receber visitas e preparar refeições. Nesse espaço, os moradores podem investir, por exemplo, em churrasqueiras, mesas com maior capacidade para as cadeiras e adega. Além disso, os especialistas indicam o fechamento do local com vidro. Mas atenção, pois é preciso ver com o condomínio se é permitido a colocação do material.
Uma boa opção é investir em madeiras, já que traz uma sensação de aconchego e conforto para o ambiente. “Como essas áreas, na maior parte das vezes, são destinadas ao lazer e descanso, a madeira e outros elementos rústicos como tijolo e tecidos servem perfeitamente”, explica o arquiteto Pietro Terlizzi. Pensando nisso, para não modificar o revestimento do chão, o morador pode optar pela utilização de decks de madeira.
Para quem não dispensa um ambiente verde, a varanda pode ganhar diferentes formas de decoração com as plantas. Porém, antes de pensar nos arranjos, é preciso ver a incidência do sol no local, pois algumas espécies não são resistentes. “Depois, o morador pode pensar em plantar em jardineiras apoiadas no piso, penduradas em vasos ou os jardins verticais”, afirma Pietro.
.
OUTRAS FORMAS DE DECORAÇÃO
Mas nada impede que o morador invista em outro tipo de decoração dentro do ambiente. Há famílias que preferem usar espaço como escritório, sendo local de trabalho, e até uma biblioteca. “Do ponto de vista funcional, o principal a ser considerado é o estilo de vida dos moradores. O importante é dar utilidade clara para estes espaços”, explica o arquiteto Renato Andrade.
Já nos espaços tradicionais, os especialistas explicam que é melhor manter o aspecto ‘dentro e fora’, para dar um contraste com a decoração interna. Um banco, uma rede ou poltrona e plantas funcionam nesse ambiente. Isso porque como a medida da varanda é menor, o melhor é prezar por um espaço mais intimista. “Uma dica interessante para varandas pequenas e quando não tem muita opção de decoração é caprichar no piso. Um bom ladrilho pode fazer a diferença”, argumenta o especialista.
.
Fonte: O Dia
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!