
Os elevadores podem se tornar uma oportunidade para economizar energia nos condomínios. Por meio de ações como a modernização dos sistemas de comando e a conscientização dos moradores, é possível reduzir as despesas com energia.
Sistemas computadorizados podem gerar até 40% de economia. Eles trazem uma série de mecanismos que permitem avaliar a origem e incidência das chamadas e gerar bloqueios para evitar o uso inadequado do equipamento.
De forma geral, os sistemas permitem filtrar a duplicidade de chamadas de diferentes elevadores e direcionar apenas um equipamento ao andar. Também conseguem impedir o impacto de chamadas múltiplas no mesmo elevador, detectando quando ocorre o acionamento do botão para vários andares sem que efetivamente haja movimentação nas portas para entrada ou saída de passageiros.
Quanto mais sofisticado o sistema, mais funcionalidades podem ser usadas para uma gestão automatizada dos elevadores. Condomínios de maior porte, que contam com múltiplos elevadores, podem direcionar a parada de elevadores para andares específicos e mesmo desligar alguns equipamentos nos horários de menor movimento.
Aspectos de iluminação dos elevadores também podem ajudar a otimizar o uso de energia. Alguns sistemas de elevador permitem reduzir ou suprimir a iluminação da cabine quando o equipamento não estiver em uso.
Além de contar com sistemas adequados, os condomínios também podem investir na conscientização dos moradores para manter um bom uso dos equipamentos. Orientações como privilegiar o uso de escada para deslocamento de poucos andares, não acionar os botões repetidamente, chamar apenas um elevador por vez e não pular ou realizar movimentos bruscos na cabine, ajudam a manter a ordem. Imprescindível também é reforçar a importância de se respeitar o número máximo de passageiros.
Independente do tipo e do porte do condomínio, um ponto primordial é avaliar periodicamente as instalações elétricas dos elevadores. Além de garantir mais segurança, a avaliação periódica permite identificar preventivamente algum problema que possa gerar transtornos e custos futuros.
Leia mais: Iluminação automatizada é cada vez mais crescente nos condomínios. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!