O equipamento precisa ser limpo para garantir a eficiência
Em meio à discussão sobre se a utilização de energia solar vai ser taxada ou não, seu uso é uma realidade e certamente um caminho sem volta: energia sustentável que gera, a curto prazo, o retorno do valor investido e muita economia na conta de luz.
O PL (projeto de lei) que trata de novas regras para a cobrança de tarifas sobre a autoprodução de energia solar estabelece isenção permanente para quem já colocou ou vai adotar placas fotovoltaicas até o fim de 2021. “Para quem já tem [as placas], está instalando ou tem parecer de acesso, não muda nada. Para sempre, porque essas pessoas fizeram o contrato quando as regras não previam as tarifas”, afirmou o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos – MG).
Entre outras coisas, na proposta, além da manutenção eterna da isenção para quem já possui o sistema, está prevista uma tarifa mais branda do que a proposta pela Aneel em seu relatório em 2019. A ideia é cobrar apenas o serviço da distribuição, que equivale a 28% da tarifa cheia e de forma gradativa.
O relatório da agência de 2019 propunha, além do pagamento da distribuição, a cobrança da transmissão, bem como de encargos e perdas do sistema elétrico, o que representaria 62% da tarifa cheia. Segundo Andrada, no caso da geração distribuída local (quem tem placa no próprio telhado), a proposta é que o pagamento da tarifa comece a partir de 2022, quando os donos dessas placas pagarão 10% da tarifa da distribuição. De forma escalonada, a cada dois anos, a alíquota crescerá 20 pontos percentuais, chegando a 100% em 2032.
A expectativa é que o projeto seja apresentado ao Congresso já no início de fevereiro. Vamos aguardar as novidades.
Manutenção e limpeza em dia
Para quem já tem seus painéis fotovoltaicos instalados, é importante saber que a manutenção e a limpeza deles devem ser feitas para que sua eficiência não seja comprometida. A revista Condomínio etc. ouviu um especialista no assunto, Adwilson Dias Raposo, diretor da Solforu Energia, empresa pioneira em sistemas conectados à rede no Brasil, com foco 100% em energia solar fotovoltaica. A Solforu tem mais de 1.300 sistemas comercializados e instalados pelo Brasil, 2.500 parceiros cadastrados e mais de 13 mil alunos formados. São mais de 14 MWp de potência instalados.
A empresa, ao apresentar uma proposta a um cliente, além de dirimir todas as dúvidas existentes no que tange à legislação brasileira para o setor, gera um relatório que demonstra o investimento feito pelo usuário, que contém o desembolso mês a mês e o retorno em função da instalação do sistema. A seguir, alguns esclarecimentos:
Condomínio etc. – De quanto em quanto tempo um painel deve ser limpo? Isso varia de acordo com o local em que ele está instalado? Exemplo: área urbana ou área mais arborizada?
Solforu Energia – Não existe uma regra específica quanto à limpeza dos painéis. Há quem diga, por exemplo, que não há necessidade de limpeza, que a água da chuva se encarrega de fazê-lo. Mas o que observamos é que, quando ocorrem faxinas periódicas nos painéis, seu rendimento tende a ser maior em comparação com os que não são limpos. Incentivamos nossos clientes a lavarem seus painéis pelos menos três vezes ao ano.
Cetc. – A sujeira pode reduzir a eficiência dos painéis?
SE – Sim. As micropartículas de sujeira acumuladas em cima dos painéis criam uma película protetora dos raios solares, e o que precisamos, para que os painéis ofereçam performance, é que os painéis estejam livres dessas micropartículas.
Cetc. – O proprietário pode limpar seu painel sozinho ou uma empresa deve ser chamada? Que tipo de produto se usa?
SE – Não aconselhamos que o proprietário a limpe sozinho. Geralmente, por não estar familiarizado com o risco de subir em um telhado, por exemplo, acaba negligenciando o quesito segurança. Somente por esse fato não indicamos que o usuário faça a limpeza, que em si é simples.
Cetc. – Deve-se evitar o horário com muito sol para proceder à limpeza?
SE – Sim, evitamos os horários de pico do sol para limpar os painéis. Não para sua proteção, mas pela segurança da pessoa que vai fazer a limpeza.
Cetc. – O cloro presente na água pode danificar os painéis?
SE – Não. O que deverá ser evitado é o uso de produtos abrasivos.
Serviço
Solforu Energia
Tels.: (21) 99490-7229/3620-8406
www.solucionae.com.br
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!