04/09/2015 – O Dia
A prefeitura decidiu reduzir taxas de ocupação de terrenos e a altura de novas construções em Vargem Grande, Vargem Pequena e trechos do Recreio e da Barra. Para isso, vai anular o Plano de Estruturação Urbana (PEU) de 2009, sancionado por Eduardo Paes.
A proposta prevê a formação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para cuidar de obras de saneamento, drenagem e mobilidade na região – como o Informe adiantou no dia 23, é provável que haja a criação de corredores de BRT e BRS.
Cepacs
Com a anulação da lei de 2009 (cuja aplicação está suspensa desde 2013), voltaria a vigorar o PEU anterior, que estabelece normas mais rígidas. A construção além dos limites dependeria da aquisição, pelos incorporadores, de Cepacs, Certificados de Potencial Adicional de Construção. A fórmula já tem sido aplicada no projeto Porto Maravilha.
O céu não será o limite
Mas, ao contrário do que ocorre no Porto, os Cepacs não permitirão prédios de altura quase ilimitada na região. Haverá um teto que será inferior aos parâmetros criados no PEU de 2009.
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!