Foi julgado pela 2ª Seção do STJ, no dia 23 de novembro de 2016, o Recurso Especial nº 1.483.930, relatado pelo Ministro Luis Felipe Salomão, sobre a questão envolvendo a prescrição da cobrança das cotas condominiais. Frise-se que o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal havia decidido pelo prazo decenal de prescrição para a ação de cobrança desta natureza, tendo sido o condômino, portanto, o recorrente.
O Ministro Luis Felipe Salomão, ao julgar o recurso apresentado pelo Réu na ação de cobrança de cota condominial, apurou que o referido versava sobre controvérsia repetitiva, possuindo muitos recursos idênticos naquele Tribunal (STJ) acerca do prazo prescricional nas ações de cobrança de condomínio, de modo que afetou o julgamento do tema à Segunda Seção do STJ, suspendendo, portanto, os demais recursos que tratavam do mesmo tema até o pronunciamento definitivo pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, cuja decisão sofreria os efeitos de demanda repetitiva.
Deste modo, a 2ª Seção do STJ, por unanimidade, decidiu a favor da tese de que é quinquenal o prazo prescricional para que o condomínio horizontal ou vertical exercite a pretensão de cobrança de taxa condominial ordinária ou extraordinária constante em instrumento público ou particular, a contar do dia seguinte ao vencimento da prestação.
Estamos aguardando e acompanhando a publicação do inteiro teor do acórdão proferido pelo STJ para divulgarmos para às nossas Associadas.
Fonte – ABADI ( Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis )
deixe seu comentário
posts relacionados
Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios
A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!
Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio
Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!
Condomínios e síndicos mais seguros no Rio
A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!
Como organizar o seu home office
O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!